04 de janeiro de 2020 (Vallecitos)
Saindo de La Hoyada
Após merecido descanso aos vitoriosos que foram ao cume do cerro Plata, acordamos cedinho e desmontamos nosso acampamento em La Hoyada. Tomamos café da manhã preparado pela equipe do Gente de Montanha, e começamos a descer. Foram cerca de 2 horas até chegar ao acampamento Salto Superior, onde as mulas nos esperavam para descer com o material mais pesado, como barracas, duffels, cozinha.
Saindo de Salto Superior
Lá pelas 11h saímos de Salto Superior rumo ao Refúgio Mausy. Foram cerca de 4 horas até o o refúgio. Descer é mais fácil, mas o trecho é longo e cansa bastante. O tempo não ajudou, o dia todo com muita neblina…
Lá no refúgio tivemos um banquete maravilhoso, tipo almojanta, com direito a cerveja e muita alegria.
Vallecitos
Chegando em Mendoza
Lá pelas 18h a van veio nos buscar para voltarmos a Mendoza. Foram quase 3 h de estrada bem tranquilas.
Chegamos em Mendoza no Hotel reservado pela agência, e fomos descansar.
Impressões desse destino:
Simplesmente lindo. A região de Vallecitos é excelente para hikings, trekkings e alta montanha. Áreas de acampamento boas, água abundante e de boa qualidade, paisagens lindas e 3 altas montanhas para explorar, fora as de menores altitudes. Muitos refúgios na entrada do parque, devido o local ter sido anos atrás uma área de esqui, que agora, devido a falta de neve nos últimos anos, tiveram que fechar. Acesso fácil, trilhas bem demarcadas, montanhistas que frequentam educados e respeitosos (se você não entendeu esse último elogio aos montanhistas do Cerro Plata, continue nos seguindo para ver nossas impressões sobre os ‘montanhistas’ que frequentam o Cerro Aconcágua para entender melhor). Enfim, ótimo local para passar dias em contato direto com uma natureza pura e revigorante.