19 de outubro de 2019
Chegando em Nova Friburgo
O Parque Estadual Três Picos fica localizado na região serrana do Rio de Janeiro, no município de Nova Friburgo, a 150 km da capital. Foi nossa segunda visita ao parque (a primeira foi em abril de 2014) e assim como na primeira, nos encantamos com a beleza das montanhas com seus paredões de granito e vales incríveis.
Deixamos nosso carro na rodoviária de Petrópolis, onde o guia Wladimir Loyola nos buscou, e fomos até Nova Friburgo de van com os demais aventureiros. Chegamos no Refúgio das Águas, nossa pousada, às 15h, e após fazer o check in, seguimos rumo ao cume do Pico Cabeça de Dragão para ver o pôr do sol. O acampamento do parque estava fechado para reformas, por isso precisamos ficar nessa pousada.
A tarde estava com neblina baixa e logo nos primeiros minutos de caminhada percebemos que não haveria condições de ver o pôr do sol, mas mesmo assim seguimos morro acima.
Entrada do Parque Estadual Três Picos
Da pousada até a entrada do parque fizemos cerca de 1h e meia, uma subida bem íngreme e eu fiquei para trás, já que eu não estava com tanta pressa assim e meu fôlego nunca está bom… Foram cerca de 6 km até o cume, saindo da pousada.
Às 17:30h, faltando uns 20 minutos para alcançar o cume (no meu ritmo), o grupo ‘rápido’ da equipe já estava descendo, pois a neblina estava muito forte. Resolvi descer também, já que tinha presenciado um lindo pôr do sol da outra vez que estive aqui.
Delicioso rodízio de pizza
Chegamos já na escuridão na pousada e após delicioso banho quentinho, o proprietário da pousada nos ofereceu um rodízio de pizzas. Hummmmm. Tudo de bom. Comemos a vontade. Depois, fomos descansar…
20 de outubro de 2019
Travessia Vale dos Deuses e Vale dos Frades
Essa travessia começa na entrada do parque e chega em Teresópolis, na Cachoeira dos Frades. É uma travessia de aproximadamente 14 km, que passa por uma linda floresta com folhas alaranjadas pelo chão, uma floresta de eucaliptos e depois segue por uma estradinha de terra. Ainda bem que o sol não estava forte, pois o trecho de estradinha sob sol seria terrível.
O caminho é agradável, muita descida desde a entrada do parque e ótima para iniciantes em trilhas. A paisagem é linda, com o rio dos Frades nos acompanhando e as montanhas de granito ao fundo.
Fizemos todo o percurso de 14,7 km em 4 horas. Alguns arriscaram um banho de cachoeira, mas como eu fujo de água fria, molhei só os pés. A van já nos aguardava e nos levou de volta a rodoviária de Petrópolis.
Impressões desse destino:
Esse parque tem muitas trilhas para se fazer e com certeza em breve voltaremos para apreciar mais essas lindas montanhas. A travessia do Vale dos Deuses ao Vale dos Frades é fácil, ótima para iniciantes. Chegar até a entrada do parque é que é difícil, risos. Sempre subindo… Mas vale muito a pena conhecer esse trecho da serra carioca e se encantar.