02 de janeiro de 2018
Laguna Lejía
Acordamos super cedo e o pessoal da pousada Mamatierra nos preparou um delicioso lanche para levar, pois antes das 5 horas da manhã o guia Christian da Vulcano Expediciones já estava lá para nossa aventura de hoje: Vulcão Lascar.
Foram mais ou menos 3 horas de viagem de carro, boa parte em estrada asfaltada, apenas o trecho final em estrada de chão sob condições questionáveis. Acho que um carro sem tração não chegaria lá.
Pelo caminho, pudemos ver o que a chuva da noite anterior nos proporcionou: uma linda paisagem nevada, coisa rara nessa época do ano. As 7 horas da manhã chegamos na Laguna Lejia, onde tomamos nosso delicioso café da manhã, preparado pelo guia.
O nascer do sol foi de tirar o fôlego!
Subindo o Vulcão Lascar
Saindo da laguna, andamos de carro por mais meia hora. Fomos até onde a ‘estrada’ nos deixou subir. Isso deu mais ou menos 5.050 m de altitude, pois o chão estava bem escorregadio, devido a neve.
Ao sair do carro percebi o quanto estava frio. Mas como sempre me aqueço caminhando, achei melhor partir só com minha calça legging (Race Compress da Curtlo) achando que ia dar conta. Mas o vento cortante me fez, logo nos primeiros 15 minutos de caminhada, colocar por cima da minha legging uma calça corta vento impermeável. Daí sim consegui me aquecer de verdade. A temperatura que estava marcando no termômetro era de -3ºC, mas a sensação térmica deveria estar bem inferior.
Subimos muito devagar (muito mesmo) tanto que meu frequencímetro não passou dos 113 batimentos por minuto (em caminhadas fortes chego a 150 bpm). Sim, para mim e o Elio essa caminhada era de aclimatação, já que nos dias seguintes subiríamos o Vulcão Aucanquilcha, de 6.177m de altitude. Já para os demais clientes desse dia (dois rapazes e uma garota), seriam sua primeira montanha na vida (muitas pessoas fazem isso, pois o caminho até o Vulcão Lascar é tranquilo e fácil, apesar que no final do ano passado um médico cardiologista baiano enfartou e veio a falecer nesse ‘passeio’).
Cratera do Vulcão Lascar 5.500m de altitude
Chegamos na cratera principal em 2:50 h, tempo tradicional de subida nessa montanha. Estávamos a 5.500 m e o cume estava a 80 m a nossa direita, mas preferimos ficar na cratera principal, já que a vista mais bonita do vulcão era ali. No fundo do vulcão não tem lava. São rochas super aquecidas, sem a presença de lava. Fiquei triste, pois como esse vulcão é ativo (última erupção foi em 2006 e em 2015 quando estivemos aqui não pudemos fazê-lo pois estava ‘nervoso’ e fumegante), pensei que veria pelo menos um pouco de rocha derretida em brasa.
A cratera do vulcão tem cerca de 250 m de profundidade, 300 m de largura e 500 m de comprimento. Uma cratera bem grande mesmo. O cheiro de enxofre estava bem forte e quando batia um vento contra, o cheiro impregnava no ar, mesmo com já pouco oxigênio naquela altitude. Mas eu e o Elio estávamos super bem.
Ficamos ali por 30 minutos (tempo limite para ficar em ambientes com presença de enxofre) e começamos a descer. A descida foi mais rápida. Descemos em 1 hora.
Já no carro, fizemos mais um lanche e voltamos a San Pedro de Atacama, por mais 3 horas de estrada.
Bom, para aqueles que estão acostumados com alta montanha, a subida do Lascar é bem tranquila. Para aqueles que o fazem como sendo sua primeira montanha, talvez sofram um pouco.
Nos próximos posts, nosso relato do nosso primeiro 6k. Aguardem!
Ah! Tem vlog desse dia:
Veja a aventura completa nesse menu:
Dia 1 – Pukara de Quitor
Dia 2 – Travessia Salar de Uyuni primeiro dia Saindo de San Pedro de Atacama
Dia 3 – Travessia Salar de Uyuni segundo dia
Dia 4 – Salar de Uyuni: alagado
Dia 5 – Piedras ojas e Lagunas Altiplanicas
Dia 6 – De bike no Valle de la Muerte em San Pedro de Atacama
Dia 7 – Vulcão Lascar 5.500m (esse post)
Vocês são fantásticos. Parabéns pelas fotos.
Osvaldo.
Uhu! Obrigada Osvaldo!
Volte sempre!
Em breve as nossas fotos do Cruce de los Andes!
Beijo
Carla
Olá, quanto foi esse tour por pessoa?
Não me lembro, pois fizemos um pacote. Mas escreva para a Volcano Espediciones que eles te informam o preço atualizad