19 de abril de 2017
O meu grande medo da Serra Fina
E chegou o grande dia! Desde muito tempo queria fazer a Travessia da Serra Fina, mas as dificuldades dessa trilha me faziam questionar se eu seria capaz. Capaz de levar minha mochila com 20 quilos, entre eles: água, comida, barraca, por cerca de 30 km entre subidas e descidas. Capaz de suportar subidas fortes e trechos de 8 km em 8 horas ou mais. Capaz de sentir prazer nos 4 dias de travessia (ação que acho essencial para quem pratica montanhismo, pois sem prazer nada vale a pena…).
Agora que tudo acabou, vejo que sim, eu estava preparada! Inclusive houve até uma provação a mais: chuva intensa no último dia… Mas fui forte e consegui! Talvez não tenha sido a trilha mais difícil que fiz, mas com certeza foi a mais dura e cansativa. Não é técnica, mas exige intenso esforço físico. Vamos lá para o relato?
Passa Quatro MG
Chegamos em Passa Quatro um dia antes do início da travessia e ficamos no Abrigo de Montanha do Guto Guia, nosso amigo desde o Trekking do Descobrimento que fizemos em 2013. No dia seguinte um carro ( a Toyota do Edinho) nos levou até a entrada da trilha.
Toca do Lobo
Chegamos na entrada da trilha as 8 horas da manhã com a equipe ótima do Gerson Expedições. O grupo formado era bem heterogêneo, mas todos com pique para passar os próximos 4 dias no encanto da montanha. Na Toca do Lobo enchemos nossas garrafas, pois não haveria mais pontos de água até o final do dia.
Quartzito
O dia estava nublado, com cerração baixa e por isso não se podia apreciar muito a paisagem. Mas confesso que gostei do tempo, pois fazer essa subida sob sol seria muito mais duro e com certeza eu consumiria muito mais água. A trilha de hoje tem só subida! Ora mais leve, ora mais pesada, mas sempre ‘para o alto e avante!’. Mas devagar e sempre a gente chega lá.
O Quartzito é uma pequena área de camping que cabem cerca de 3 barracas. Agora quase a trilha toda conta com placas de sinalização e conscientização ambiental, feita pelo pessoal da AMPM (Associação de Montanhismo e Proteção da Mantiqueira). Parabéns pela iniciativa.
Passo dos Anjos
Sempre que via fotos da Serra Fina eu sonhava com esse trecho. Estreito, com precipício dos dois lados e visual deslumbrante! Acredita-se que a denominação ‘Serra Fina’ é devido a esse trecho, onde caminhamos na crista fina e longa da Mantiqueira. Infelizmente a neblina baixa não abriu em nenhum momento, e o que eu vi foi apenas nuvens ao meu redor! Aliás, acho que esse trecho é o único de descida nesse primeiro dia.
Capim Amarelo (2.570 m)
Mais subidas, mais capim elefante, mais lama. Esse é o resumo do que passamos até chegar ao cume do Capim Amarelo. As vezes o céu se abria e podíamos avistar as montanhas. Mas esses momentos eram raros!
Alguns trechos de intensa subida há cordas para nos ajudar a dar impulso no corpo. Mas nada parecido com o trepa pedra da Travessia Marins x Itaguaré. Chegamos ao cume do Capim Amarelo as 15:00 h, 7 horas de caminhada! E ainda faltava um bom trecho, já que iríamos acampar no Maracanã.
Um belo presente que recebemos foi o céu se abrir assim que chegamos ao Capim Amarelo. Pudemos avistar o Passo dos Anjos e outras várias montanhas que compõem esse lindo trecho da Serra da Mantiqueira!
Descer o Capim Amarelo não foi fácil. Muita lama, bambuzal na cara e chão escorregadio. Subir por 7 horas e ter que encarar essa descida depois, não é para os fracos! Por isso, guarde um pouco de energia extra para realizar esse trecho.
Camping Maracanã
Andamos cerca de mais 2 horas até chegar a esse camping, as 18:00, já no escuro. Ele é bem grande e deve caber cerca de umas 15 barracas pequenas. O Elio e os outros meninos foram buscar água para fazermos nosso jantar. O ponto de água ficava a 400 m dali, descendo a trilha.
Assim que chegaram, fizemos nosso jantar (purê de batata com carne da Vapza) e fomos descansar.
Tem vlog do dia de hoje! Confira:
Se e possível fazer essa travessia sem guia
Olá Marcelo.
É possível sim, mas tem alguns trechos que estão mal demarcados, sugiro voce levar um bom traclog da trilha.
Volte sempre.
Abraço.
Carla
Oi Carla,
vc poderia indicar algum guia e resgate para Serra Fina e Capim Amarelo?
Obrigado!
Oi Ricardo!
Conheço alguns guias que fazem a Serra Fina, todos de confiança:
Carlos Moura https://www.facebook.com/carlos.moura.3998
Nata https://www.facebook.com/nata.greca
Guto https://www.facebook.com/guto.guia
Gerson https://www.facebook.com/profile.php?id=100008218593924
O Guto tem um albergue nos pés do Capim Amarelo. Dá pra deixar o carro lá.
Espero ter ajudado.
Abraço
Oiii.. pretendo ir até o capim amarelo… partindo de passa quatro…até onde posso deixar o carro? Sendo que é um carro comum e não 4×4
Deixamos nosso carro no abrigo do Guto Guia. Fica quase no final da estrada que começa a trilha até o Capim Amarelo.
Gostaria de saber se tem algum lugar no finzinho do passo dos anjos que dá pra acampar.
Boa pergunta. Talvez para uma barraca pequena sim, mas não tem água…