20 de março de 2017
Logo cedinho, depois do café da manhã na Pousada Canaã, fizemos o check out e fomos até a Praia de Morro Branco (município de Beberibe), a 120 km da praia de Ponta Grossa(município de Icapuí), onde estávamos.
Em Morro Branco nos hospedamos na ótima Pousada dos Hibiscos, com o querido Job e sua esposa. Esperamos o nosso guia de hoje, credenciado pela Associação dos Bugueiros de Morro Branco, para fazer um passeio pela praia e falésias de Morro Branco.
Centro de Artesanato
Passamos na feira local onde vendem artesanatos diversos e como sempre me apaixonei pelos desenhos feitos com areias coloridas em garrafas de vidro. Que trabalho! Passamos também pelas casas que compunham o cenário das novelas ‘Tropicaliente’ e ‘Final Feliz’, todas gravadas por ali.
Passamos também pela Igreja de São Pedro, padroeiro dos pescadores.
Parque das Falésias
Entramos na área das falésias a pé e fizemos o Labirinto no Parque das Falésias com um guia local (mas há a opção de fazer de modo autônomo). Que lugar encantador. Quanta areia colorida! Segundo o guia há mais de 12 cores naturais diferentes. Fora os vários tons de cada cor. Mas já a alguns anos, foi proibido a retirada as areias coloridas das falésias, por preservação.
Acredita-se que o labirinto das falésias foi formada pelo poder erosivo das águas. As areias coloridas em contraste com o céu e o mar azul esverdeado tornam a paisagem mais marcante ainda!
Praia das Fontes
Pegamos o bugue e fomos até essa linda praia. O local que deu origem ao nome é representado por 3 bicas que jorram água até nos meses mais secos do ano.
Mirante de Uruaú
O ponto final do passeio de bugue é nessa área de dunas brancas e altas, de onde se tem a vista de toda a região, inclusive da Lagoa de Uruaú.
Lagoa de Uruaú
Já voltando, paramos na lagoa para banharmos. Suas águas escuras e quentes são convidativas a um mergulho. Ou, se preferir, pode ficar relaxando nas redes coloridas, à margem, tomando uma bebida geladinha oferecida pelos ambulantes locais. A Lagoa de Uruaú é uma das maiores do Ceará.
Gruta da Mãe D’Água
Paramos nessa gruta somente na volta, pois a maré estava mais baixa. Linda formação rochosa escavada nas falésias como um túnel, já que ao fundos existe uma saída. Confesso que fiquei com medo que tudo desmoronasse ao entrar, mas o local é seguro.
Praia de Morro Branco
Já nos restaurantes da vila, almoçamos uma deliciosa peixada tradicional local e na companhia dos amigos, curtimos o final de mais um excelente dia.
Tem vlog do dia de hoje!