12 de novembro de 2016
Chegando em Paranaguá
Chegamos em Curitiba e pegamos nosso transfer até Paranaguá com o Pessoal da Ana Wanke Turismo e Aventura, onde começaria nossa Travessia do Lagamar. Pegamos um barco/voadeira em um cais particular na cidade de Paranaguá e fomos até a Ilha do Cardoso, em São Paulo. Foram 2 horas de barco sob leve chuva e muito respingo d’água. Na travessia avistamos alguns botos/golfinhos fazendo sua refeição em grupo. Pena que não deu tempo para fotografar.
Início da Travessia do Lagamar
Chegamos no Marujá já ao meio dia almoçamos no Restaurante do Marujá uma deliciosa comida caseira. Em seguida pegamos a trilha até a praia, onde andaríamos cerca de 13 km até chegar na Ponta do Leste, última comunidade da Ilha do Cardoso.
Lixo pelo caminho
Pelo caminho tivemos uma das cenas mais chocantes de toda travessia: o lixo nas dunas da praia. Não é lixo de pessoas que frequentaram a praia e deixaram para trás. É lixo estrangeiro na maioria das vezes. Vimos embalagens egípcias, norte americanas, canadenses, japonesas, tailandesas, europeias, do mundo inteiro. Encontrei 4 seringas com agulha exposta na areia também. Nossa conclusão é que esse lixo ou veio por correntes marinhas do país de origem ou vieram dos navios que atracam no porto de Paranaguá. Uma amiga falou uma frase que concordei plenamente: ‘A gente não joga fora o lixo, apenas muda ele de lugar! Verdade!
Pernoite no Pontal do Leste
Dormimos em barraca na varanda da casa de um morador local que gentilmente nos cedeu, pois a chuva começava a apertar. Jantamos uma deliciosa comida caseira na casa desse morador e fomos descansar.
Tem vlog desse dia! Aproveite e inscreva-se no nosso canal!
Que maravilha, estão de parabéns, gostaria muito de me unir a esse grupo… saio de férias 01/06/2017.. 20 dias a vontade, se tiverem algo para fazer.. aguardo o contato 15/21081116
Olá Paulo!
Na verdade esse grupo foi formado pela Ana Wanke e é só entrar em contato com ela que ela poderá encaixar você num grupo dos diversos que ela forma em passeios e viagens de aventura.
Obrigada pelo carinho!
Carla