06 de setembro de 2016 – Travessia dos Lençóis Maranhenses
Saindo da Queimada dos Britos
Acordamos as 4:00 horas da manhã, tomamos um café delicioso na Dona Joana, nos despedimos e pegamos as areias sentido Vila Santo Amaro, 18 km de distância dali.
O sol nem tinha nascido e nós com as lanternas de cabeça acompanhávamos os passos do nosso guia Carlos Queimada, da agência Nature Adventure. Um dos momentos mais engraçados de toda a travessia aconteceu nesse início de caminhada. O Felipe Jesus, um de nossos companheiros de travessia, gritou: ‘CARACA, OLHA QUE PORCO MALUCO, ANDANDO COM DUAS PATAS!!!!!’ Gente, nunca ri tanto! Na verdade era um porco rosa que estava subindo nas costas de um porco escuro. E realmente parecia que o porco estava andando com duas patas… hahahahaha!
Assim que o sol raiou o dia nos apresentou cinza, com alguns pingos de chuva e pouco sol. As fotos não ficam tão bonitas em dias nublados e dessa vez não foi diferente. Mesmo assim o dedo do Elio não parou um minuto sequer!
Chegando em Santo Amaro
Fizemos 3 paradas nesses 18 km e a última foi na própria Lagoa de Santo Amaro, ponto final dessa travessia. Lá já havia um motorista nos esperando com um carro para nos levar até a comunidade de Santo Amaro, onde almoçamos em uma pousada.
Depois do almoço, um outro carro veio nos buscar e levar até Sangue, uma cidadezinha no meio da estrada de onde saem s vans até São Luis do Maranhão.
Chegamos em São Luis já de noite e ficamos no Grand São Luis Hotel no centro da cidade. Fomos descansar e no dia seguinte voltamos para casa.
Veja o vlog desse dia:
Impressões deste destino:
Quando estivemos a primeira vez nos Lençóis Maranhenses em 2012 confesso que achei tudo muito bonito, mas não tudo aquilo que as pessoas comentavam… Até escrevi que o destino não tinha superado nossas expectativas. E era verdade! Acontece que quem vai para os Lençóis Maranhenses e só conhece o trivial (o que fizemos na primeira vez que fomos) acaba vendo atrações básicas e comuns. Tudo muito parecido com as dunas do Rio Grande do Norte e Ceará.
Mas dessa vez, caminhamos por 4 dias nas dunas e sentimos na pele a grandiosidade de tudo aquilo, nosso conceito mudou! Sim! Os Lençóis Maranhenses são lindos, grandiosos e imponentes! Andamos 60 km, avistamos dezenas de lagoas de água doce e transparentes, cores variadas do fundo dessas lagoas e moradores locais simples e amistosos. Agora sim conhecemos de verdade os Lençóis e esperamos ter deixado uma ponta de curiosidade em você, leitor que chegou até aqui conosco, para conhecer mais esse Parque Nacional, tão deixado de lado por nossos governantes!
Porque a gente só preserva aquilo que conhece…
Veja os outros dias da Travessia dos Lençóis:
Dia 1 – Barreirinhas ao Canto do Atins
Dia 2 – Canto do Atins a Baixa Grande
Dia 3 – Baixa Grande a Queimada dos Britos
Dia 4 – Este Post
E mais em 2012: