Plano de Manejo do Parque Estadual do Rio Tainhas
Lembramos a todos leitores e amigos que todas as trilhas e passeios de contemplação que realizamos pelo Brasil são supervisionados por guias/agências, sempre que possível credenciadas pela ABETA, respeitando as leis ambientais e/ou Plano de Manejo dos parques visitados.
No passeio de hoje visitamos o Parque Estadual do Rio Tainhas e tanto o Passo do S, como o Passo da Ilha estão liberados no Plano de Manejo do Parque.
Circuito das Águas
07 de outubro de 2016
Chegamos em Porto Alegre de manhã e o transfer do pessoal da agência Cânion Turismo já estava no aeroporto para nos recepcionar. De Porto Alegre a Cambará do Sul são cerca de 3 horas (250 km). Da outra vez que viemos para cá, alugamos um carro para fazer esse trecho, que é também uma ótima opção para conhecer a região.
Já em Cambará do Sul, depois do almoço no Restaurante da Regina (deliciosa comida caseira), o guia Tio Zé veio nos buscar na Pousada Recanto da Gralhas (ótima opção na cidade), para fazermos o Circuito das Águas. Esse passeio de meio dia é feito em carro 4×4, anda cerca de 100 km e é apenas de contemplação.
Cascatas dos Venâncios
Saindo de Cambará do Sul e chegando no município vizinho Jaquirana fomos à Cascatas dos Venâncios, primeira parada no Circuito das Águas. A propriedade é particular e cobra R$10,00 por pessoa. Disponibiliza banheiros (inclusive com duchas), área de churrasqueiras, camping e banhos nas piscinas naturais do Rio Tainhas. Local agradável, com várias cachoeiras de tamanhos variados e limpo. Passar o dia na área deve ser bem prazeroso.
Passo do S
Seguindo na estrada chegamos a um ponto que ela literalmente segue a letra S por dentro do Rio Tainhas. Carros baixos também podem atravessar, quando o nível da água estiver no limite dos sinalizadores de condução que ficam pelo caminho. A regra é andar sempre a direita dessas estacas. O vlog ao final desse post mostra mais detalhadamente essa travessia.
Cachoeira do S
Uma linda queda que fica a direita do Passo do S de quem vem das Cascatas dos Venâncios. Infelizmente um deslizamento de terra nos últimos meses fez o acesso até a base da cachoeira ficar intransitável e pudemos observá-la apenas de cima. Linda vista!
Passo da Ilha
Mais uma travessia por dentro do Rio Tainhas. Sinceramente essa travessia eu jamais faria com carro baixo, apesar da placa indicativa dizer que é possível (e segundo uma leitora, é possível mesmo!). Mesmo com 4×4 fiquei com um pouco de medo! Essa travessia chega até uma ilha onde fica uma área de camping. Ótimo local para passar o dia.
Voltamos a Cambará do Sul e jantamos no delicioso Galpão Costaneiro um delicioso churrasco, servido na mesa em uma chapa quente onde podemos pedir para repor as carnes que mais gostamos. Vale a pena!
Tem vlog desse dia!
Dicas do que fazer na região dos Cânions:
Cânion Fortaleza Trilha Borda Sul
Oi Elio e Carla,
Só pra exclarecer a dúvida quanto a travessia do rio pra chegar até o Camping Passo da Ilha, é sim possível passar com carro baixo normal, já acampamos por diversas vezes nesse camping, e sei porque vi, carros tipo Gol, Fiesta, Pálio, Corsa ( exemplificando por serem carros mais baixo) entre outros atravessarem sem problemas. Não sei se o trajeto que fizeram foi de propósito por estarem numa 4×4 ou não, mas não é aquele trajeto pra entrar na Ilha de carro com tração normal. É sim possível e muito fácil a travessia com carro baixo e também a pé. Abraços
Oi Taciane!
Obrigada por seu comentário.
Vou corrigir no texto que os carros baixos podem sim chegar a Ilha, mas com certeza por um caminho diferente que fizemos.
Mais uma vez obrigada!
Volte sempre!
Carla