Cânion Fortaleza
08 de outubro de 2016
Logo após o café da manhã na Pousada Recanto das Gralhas, o pessoal da Cânion Turismo veio nos buscar para a trilha de 9 km de hoje, na borda sul do Cânion Fortaleza. A trilha é toda feita dentro do Parque Nacional Serra Geral, entrada pelo município de Cambará do Sul. A estrada tem cerca de 23 km e os últimos 5 km são de terra, bem conservados. Na entrada do parque o guarda apenas pergunta quantas pessoas visitarão o parque e de onde somos. Há estacionamento amplo. Não há banheiros.
Mirante do Cânion Fortaleza
Nossa primeira parada foi no mirante. A caminhada é leve, com suave subida que dependendo do ritmo é feita em 30 minutos. A trilha é bem demarcada. No mirante não há guarda-corpo, cuidado com crianças e pessoas com vertigem.
A vista estava ótima. Pudemos avistar o fundo do vale (que já faz parte do estado de Santa Catarina) e até o litoral. O dia estava com nuvens mas sem cerração. Já andamos por aqui em 2011 e também tivemos a sorte de pegar o tempo bom…
Trilha Borda Sul
Voltamos do mirante e começamos a contornar os paredões do Cânion Fortaleza por quase 3 horas. As vistas são lindas e a cada passo algum paredão se apresenta em formas e cores diferentes. A caminhada é leve, em nível quase o tempo todo. A vegetação é um campo nativo entre áreas encharcadas, já que o solo é raso.
Cachoeira Tigre Preto
Avistamos a linda cachoeira Tigre Preto de um ângulo que ainda não conhecíamos. A queda d’água é tão alta (quase 400 m de altura) que fica quase impossível ver seu poço. A partir daí, encontramos a trilha tradicional que vai até a Pedra do Segredo. Atravessamos o rio da Cachoeira Tigre Preto para continuar a caminhada.
Pedra do Segredo
Mais 10 minutos caminhando e chegamos ao ponto final dessa trilha com uma vista do vale inteiro do Cânion Fortaleza e da Pedra do Segredo. Muitos turistas chegam ao final dessa trilha sem saber onde fica a Pedra do Segredo. Não há indicação.
Em questão de minutos baixou uma cerração e todo o vale desapareceu. Visitar os Cânions é assim mesmo, num minuto está tudo limpo e podemos avistar quilômetros de distância, num minuto depois está tudo fechado. Por isso, vale a pena esperar algum tempo nos mirantes para ‘pegar’ uma brecha na neblina e apreciar todo o vale.
Tem vlog do dia de hoje:
Dicas do que fazer na região dos Cânions:
Cânion Fortaleza Trilha Borda Sul
Muito lindo o lugar gostaria de compartilhar com vcs
Obrigada Osvaldo.
Volte sempre!