11 de março de 2016
Um dia em Zagreb
Acordamos e fomos tomar nosso café da manhã na rua, já que o Hostel Chic não conta com esse serviço. O casal da Maitaca Ecoturismo e Roma 4 Estações estavam conosco.
Na Estação Glavni Kolodvor compramos nossas passagens para Liubliana para o dia seguinte. Dali fomos andando pela cidade para os pontos turísticos da capital da Croácia, tanto na cidade alta como na cidade baixa.
Na cidade baixa, em frente a praça da Estação, fica o Pavilhão da Arte, fundado em 1898. O dia estava cinza e muito frio. A temperatura mais alta do dia foi de 11°C. Ainda houve momentos que choveu, mas nada que um bom anorak tenha dado conta.
Pavilhão da Arte |
Depois, seguindo na outra quadra visitamos a Academia de Arte e Ciência da Croácia, de 1866. Também passeamos pelo Parque Zrinjevac.
Academia de Arte e Ciência da Croácia |
Parque Zrinjevac e Museu Arqueológico ao fundo |
Passamos na Catedral Ortodoxa de Zagreb de 1865. Os mosaicos nas paredes impressionam. Será que todo dourado nas paredes é ouro?
Igreja Ortodoxa de Zagreb |
Mercado Dolac
Chegamos no Mercado Dolac que é uma feira de produtores rurais, que desde 1926 abre todos os dias da semana. Muitas frutas e verduras delicadamente arrumadas nas barraquinhas com telhado vermelho. Não resisti aos figos secos e as nozes. Tudo muito fresco e cheiroso, mesmo sob temperaturas baixas. No mesmo local, a esquerda da praça, fica a feira do Peixe, com pescados frescos.
Catedral de Zagreb
Depois fomos até a Catedral de Zagreb, no estilo gótico, fundada em 1217, mas foi totalmente destruída em 1242 e reconstruída anos depois. A atual construção é neo gótica e foi inaugurada em 1880 após o terremoto que a destruiu parcialmente.
Depois seguimos para a cidade alta e passamos na Igreja São Marcos. Essa igreja é conhecida por seu telhado colorido. Foi construída pela primeira vez no Século XIII, mas após terremotos e incêndios precisou ser reformada várias vezes. Seu estilo atual é gótico e sua última reforma foi em 1875.
Igreja São Marcos |
Continuamos a caminhar e chegamos em um mirante da cidade alta. A vista lá de cima é bonita. Há um funicular que sobe e desce as pessoas, mas preferimos usar as escadas. Na avenida principal encontramos um restaurante e almoçamos no Pan Pek.
Voltamos a cidade, fizemos umas comprinhas e a noite voltamos para jantar no Pvinica, acompanhados por ótimas cervejas artesanais. Voltamos ao Hostel Chic e fomos descansar.