16 de outubro de 2015 (Cova da Onça)
Acordamos cedinho e depois do café da manhã na Pousada Água Viva, fomos fazer nosso passeio de barco em torno da Ilha de Boipeba.
Piscinas de Moreré
Mais um mergulho incrível! Moreré é linda! Um dos melhores lugares da região de Morro de São Paulo, ótimos para mergulho com snorkel.
Saindo de Velha Boipeba |
Piscinas de Moreré |
Ponta dos Castelhanos
Incrível o visual. O Rio Catu com suas águas escuras encontrando com o mar de águas azuis. Fizemos uma caminhada de 15 minutos pelas areias da praia.
Ponta dos Castelhanos em Boipeba |
Banco de areia Coroa Alta
Um areião no meio do mar. Não há nenhuma árvore, apenas uma ilhota de areia.
Banco de areia Coroa Alta em Boipeba |
Cova da Onça
Ou Povoado de São Sebastião. Uma vila linda com uma comunidade super simpática. Descemos do barco na maré baixa e tivemos que caminhar no mangue uns 150 metros. Que delícia pisar na lama do mangue descalça. A lama entra no meio dos dedos do pé e dá uma sensação gostosa. Muito parecido com o nosso passeio em Itacaré na Praia de Jeribucaçu.
Cova da Onça em Boipeba |
Depois de algumas fotos (lugar bem fotogênico) almoçamos no Restaurante Toca da Onça e no final do almoço o Elio começou a reclamar de dor nos rins. AiMeuDeus! No meio do paraíso ele se sente mal? Malditas pedras nos rins! E eu sem buscopan. Perguntei a todos no restaurante e ninguém tinha o remédio. Daí o dono do restaurante nos avisou que logo perto da igreja tinha um posto de saúde e quem sabe lá eles tinham. Saí correndo e assim que cheguei no postinho eles me disseram que só tinham buscopan injetável. Voltei ao restaurante, paguei a conta e carreguei o Elio todo com dor até o posto. O pessoal atendeu ele super bem lá. Incrível o carinho deles com a gente. Muito obrigada pessoal do Posto de Saúde da Cova da Onça.
Como o atendimento no postinho foi super rápido, o Elio teve alta em menos de 30 minutos, tempo certinho para o grupo vir caminhando até a Igreja de São Sebastião. Dalí pegamos nosso barco para continuar no passeio.
Vila Cova da Onça em Boipeba |
Porto das Ostras
Entramos no Rio dos Patos e fomos até o Rio Cairu onde paramos no Porto das Ostras (mesma parada para quem faz o passeio de barco de volta a ilha do Morro de São Paulo, que nós ‘perdemos’ pois ficamos na Vila de Velha Boipeba no dia anterior). O Porto das Ostras é uma balsa criadouro e restaurante que serve petiscos, refrigerantes, cervejas e claro: porção de ostras fresquinhas. Me deliciei com uma dúzia, sozinha, já que o Elio não gosta…
Rio dos Patos |
Rio Cairu |
Dali voltamos a Vila Velha Boipeba lá pelas 17h. Curtimos mais um lindo pôr do Sol e à noite fomos jantar na praça da cidade, nas barraquinhas: Acarajé e Tapioca.
Obs.: De madrugada o Elio ‘expeliu’ uma pedra do tamanho de uma lentilha! Mais uma para coleção dele. Acreditamos que seja a última das 7 que ele tinha. Um exame a dois anos atrás revelou essas pedrinhas nos seus rins. Mas a gente só aprende depois de sofrer né? Hoje ele se hidrata bem e parou de consumir produtos com alto teor de oxalato de cálcio e afins. Está prontinho para outra! Brincadeirinha!
Veja por mais onde andamos em Morro de São Paulo e Boipeba:
Fortaleza e o entardecer em Morro de São Paulo
Praia de Moreré e Bainema em Boipeba
Caminhando da Vila de Boipeba a Moreré
Passeio de barco entorno da ilha de Boipeba
De Morro de São Paulo a Boipeba de barco
Passeio de barco para Praia da Gamboa em Morro de São Paulo
Caminhando para Terceira e Quarta Praia em Morro de São Paulo
Garapuá e Praia do Encanto em Morro de São Paulo