13 de setembro de 2015 (Guatin)
Depois do café da manhã no Hotel Dunas, o guia Mário da Maxim Experience veio nos buscar para a caminhada na Quebrada Guatin e Termas de Puritama.
Quebrada Guatin
Esse pequeno e estreito vale é cortado por um rio com águas translúcidas, gélidas e rápidas. No início da trilha passamos por uma parte com enormes e antigos cactus gigantes. A caminhada durou cerca de 1 hora até um local onde os paredões ficavam tão estreitos que não era mais possível caminhar nas margens.
Trekking Guatin |
Trekking Guatin, cacto de mais de cem anos |
Termas de Puritama
Delicioso banho de águas termais a céu aberto. Apesar do frio ao tirar a roupa, o conforto das águas quentes e a correnteza do rio são relaxantes e imperdíveis. São 10 piscinas naturais, sendo fechada ao público apenas a primeira, que é exclusiva dos hóspedes do hotel das termas.
No local há vestiários, banheiros e lanchonete.
Entrada PCH$ 15.000 por pessoa e maiores de 60 anos pagam meia entrada, assim como estudantes. O estacionamento fica no topo do morro e deve-se descer a pé a ladeira íngreme até o vale onde ficam as piscinas naturais.
Descida para as termas de Puritama |
Pedra com o formato do rosto de uma pessoa |
Fizemos nosso almojanta no Restaurante Barros, próximo a pousada.
De acordo com nosso guia, não deveríamos comer carne nessa refeição pois no dia seguinte faríamos o Cerro Toco (5640 m de altitude) e o consumo de carne no dia anterior pode causar enjoos em alta montanha. Sugeriu que comêssemos massa, carboidratos, acumulando energia. Dormimos cedo para repor energias para o dia seguinte.
Voltamos ao hotel e fomos descansar.
Veja por onde andamos em San Pedro de Atacama e região:
Trekking Guatin e Terma de Puritama
Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas
Petroglifos de Yerbas Buenas e Valle del Arcoiris
Chegando em San Pedro de Atacama
Nossa trip em 2009 a San Pedro de Atacama
Oi amiga!!!
Post fantástico!
Que lugar lindo!!
O João está louco para conhecer o Atacama!
Compartilhei o post.
Beijos!
Marcia
Vocês vão adorar o deserto de Atacama, tenho certeza. Bem diferente de tudo que a gente já viu.
Bjs