09 setembro de 2015 – manhã – Petroglifos e Valle del Arcoiris
O post desse dia será divido nos passeios que fizemos por turno: manhã e tarde.
Acordamos cedinho e depois do ótimo café da manhã no Hotel Dunas o guia Pablo, da agência Maxim Experience, veio nos buscar para o passeio até o Petroglifos e Vale Arcoiris. Quando estivemos em San Pedro em 2009, não fizemos esse passeio, portanto foi inédito para todos nós.
Pegamos a Ruta 23, a que chega em San Pedro por Calama e a 25 km da cidade fica a entrada para o povoado de Rio Grande. Nessa estrada fica os Petroglifos de Yerbas Buenas (3.600m altitude).
Petroglifos de Yerbas Buenas
Os Petroglifos são inscrições nas rochas feitas por caravanas Incas que cruzaram a região e contam um pouco da história e cultura deles. Paga-se a entrada PCH 2.000,00 (cerca de R$ 12,00) e na entrada há banheiros. A visita é a céu aberto (mesmo com frio use protetor solar) e avistamos Petroglifos de macacos, lhamas dando a luz, Pacha Mama (entidade máxima da fertilidade), raposas, guanacos, entre outros.
Petroglifos |
Mono entalhado na rocha (o desenho em vermelho é a placa indicativa) |
Lhama dando a luz |
Guanacos e serpente |
Guanacos com bebes no ventre – pedindo aos deuses fertilidade |
Ficamos cerca de 1 hora no local e depois pegamos a van e fomos numa parte mais alta para ver o local sagrado onde os guias espirituais faziam seus ‘passes’. Fumavam uma erva boa, talvez por isso o nome da localidade seja Yerbas Buenas. 😉 No final fizemos uma caminhada de 20 minutos por um lindo vale seco.
Pegamos a van e a caminho do Vale do Arcoiris passamos por um rio onde havia lhamas bebendo água. Paramos para fotografar.
Lhamas |
Valle del Arcoiris
Após alguns km chegamos no Valle del Arcoiris, local ímpar de toda a viagem! Já tínhamos conhecido um outro Valle del Arcoiris, no Parque Talampaya na Argentina em 2013. Comparando os dois, achei o do Chile mais colorido.
Assim como o da Argentina, a formação das cores está relacionada as altas temperaturas e pressões sofridas pela rocha no momento da expulsão da lava vulcânica. Essas condições fazem aflorar mais um ou outro mineral, que dá a coloração definitiva. Vimos tons de verde (óxido de cobre), amarelo, branco (carbonato de cálcio), lilás, vermelho, preto. As formações estruturais foram moldadas pelo vento.
Valle del Arcoiris |
No final do passeio, de volta a van o guia Pablo nos ofereceu um lanche delicioso.
Voltamos a San Pedro para almoçar e escolhemos o Restaurante Delicias del Carmen mais uma vez. Ótima e bem servida macarronada a bolonhesa.
No próximo post veja o passeio da tarde: Valle da Lua.
Veja por onde andamos em San Pedro de Atacama e região:
Trekking Guatin e Terma de Puritama
Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas
Petroglifos de Yerbas Buenas e Valle del Arcoiris
Chegando em San Pedro de Atacama
Nossa trip em 2009 a San Pedro de Atacama