01 de junho de 2015 – Farofa de Cima
Com a alta do dólar (e ainda decepcionados com o furto em Bariloche) decidimos cancelar a nossa viagem ao Norte da Argentina (Salta e Jujuy) e na troca das passagens resolvemos ir para Belo Horizonte (MG) visitar mais uma vez nossos amigos da Agência de Ecoturismo Bela Geraes na Serra do Cipó em Santana do Riacho.
De BH até a Serra do Cipó são 96 km e o jeito mais fácil de chegar até lá é pedir um transfer a agência, pois de ônibus você terá que ir do Aeroporto de Cofins até a rodoviária de BH e de lá pegar um ônibus a Serra do Cipó, perdendo seu tempo, uma vez que você irá e voltará pela mesma estrada. Além do mais a partir de 2 pessoas, o valor do transfer sai o mesmo valor por pessoa que a passagem de ônibus convencional.
Chegamos no dia anterior a Serra do Cipó e ficamos na Pousada Pôr do Sol (também do pessoal da Bela Geraes). Nosso roteiro do primeiro dia é a trilha para a Cachoeira Farofa de Cima.
Início da trilha para a Cachoeira Farofa de Cima
Depois do café da manhã reforçado fomos de carro, com o guia Tio Chico, até a entrada do Parque Nacional Serra do Cipó (que sofreu reformas desde a nossa última visita) e começamos a trilha. O início da trilha é o mesmo para as Cachoeiras Gavião e Andorinhas, com desvio a direita atravessando o Rio Cipó no Bambuzal.
Entrada Parque Nacional Serra do Cipó |
Depois da travessia do rio há uma área de capim dourado (que nos rendeu lindas fotos na volta da trilha ao pôr do Sol) e a mamata acaba nesta hora. São 5 km de subida quase que intermitente. Mas como sempre digo: ‘Devagar e sempre a gente chega lá…’. Foram 3 horas de ida (um total de 8 km).
Trilha para a Cachoeira Farofa de Cima |
Sempre Viva |
A caminhada é recompensada pela linda vista ao longe da Cachoeira Farofa de Cima. Suas águas estavam congelantes, então o passeio foi só para contemplação mesmo (e tem coisa melhor?). Bom, melhor mesmo se não houvessem tantos micuim (carrapatos estrela). Eles estavam ávidos por carne nova e se deliciaram com a gente. Aff…
Cachoeira Farofa de Cima |
Cachoeira do Carambinha
Voltamos em 2:45h com direito a uma parada na Cachoeira do Carambinha, onde o Elio não resistiu e caiu nesse lindo poço.
Cachoeira Carambinha |
Voltamos a cidade e jantamos no Restaurante Cipó Rural uma ótima comidinha caseira mineira que a gente só encontra por aqui mesmo…
Chegamos na pousada e fomos descansar.
Trilha para a Cachoeira Farofa de Cima |
Outras dicas de atrações no Parque Nacional Serra do Cipó:
Cachoeira Congonhas e Véu da Noiva
Ola, primeiramente parabéns pelo conteúdo dos textos e pelas fotos.
Gostaria de pedir a permissão de usar algumas imagens suas com seu link em nosso Portal. Você autoriza? Segue o link
http://www.portalserradocipo.tur.br/
Olá Anderson!
Obrigada pelo contato. Sim, claro. Pode usar qualquer foto do blog, sempre preservando a marca d'água. Caso queira fotos em resoluções maiores, entre em contato novamente. Abraços