19 de janeiro de 2015
Depois do café da manhã no Hotel Anaconda, reservado pelo pessoal da Roraima Adventures, o motorista junto com o guia Luis nos levou até a Cachoeira Aponwao, Salto Kawi e Cachoeira Kamameru, na Gran Sabana (Parque Nacional Canaima), Venezuela.
Cachoeira Aponwao
O caminho até a comunidade indígena de Liwo-Ribo (também conhecidos por Iboribo) é longo (210 km desde Santa Elena), parte de asfalto e parte de terra com acesso preferencialmente com carro 4×4. Pela estrada podemos avistar vários dos 47 tepuis que compõem a Gran Sabana. Nessa comunidade pegamos um barco e descemos quase 30 minutos o Rio Aponwao até a cachoeira, uma das maiores e mais volumosas da região. Com seus quase 110 m, imponente e majestosa, a cachoeira tem acesso por cima e por baixo. Não consigo descrever qual das vistas é a mais bonita… A descida para a base da cachoeira é feita por uma trilha de 20 minutos por dentro da floresta. Lá em baixo o spray da cachoeira nos deixa molhados e o som que ela faz é arrepiante!
Caminho de barco até a Cachoeira Aponwao |
Barco para a Cachoeira Aponwao |
Cachoeira Aponwao por cima |
Vale a partir da Cachoeira Aponwao |
Trilha para a Cachoeira Aponwao por baixo |
Cachoeira Aponwao por baixo |
Voltamos a comunidade indígena de Liwo-Ribo de barco e lá almoçamos em uma das casas. A refeição é simples e gostosa. A comunidade está bem organizada e tem até uma área recém construída onde encontra-se banheiros e chuveiros. Almoçar na aldeia é uma maneira de incentivar o Turismo de Base Comunitária local, uma prática que sempre aprovamos.
Salto Kawi
Depois voltando a Santa Elena, passamos pelo Salto Kawi (a 198 km de Santa Elena), outra queda d’água de 9 m, sobre as rochas vermelhas de jaspe. Essas pedras tornam o lugar muito mais charmoso e místico. O lugar é bom para um relaxante banho e conta com restaurante/lanchonete, banheiros e local para recreação para crianças.
Salto Kawi |
Cachoeira Kamameru
Por último passamos pela Cachoeira Kamameru, um lindo salto de 60 m. Como já era final do dia, as cores vibrantes do entardecer vieram para nos brindar. A área em torno a cachoeira conta com camping e chalés para alugar.
Cachoeira Kamameru |
Voltamos a Santa Elena, jantamos em uma lanchonete maravilhosa chamada Mijó e voltamos para o hotel no final da noite.
Uma mais espetacular que a outra… quanta beleza!! Dá uma vontade de entrar nas águas da Salto Kawi… =)
Sim!
Só não entramos porque estava friozinho…
hahahahaha…
Bjs