14 de maio de 2014 – Parque Estadual Pireneus
Hotel Fazenda Tabapuã
Continuamos a nossa caminhada depois do café da manhã no Hotel Fazenda Tabapuã dos Pireneus, agendado pelo pessoal da agência Savanah Ecotrilhas.
Hotel Fazenda Tabapuã dos Pireneus |
Vista da Serra dos Pireneus |
Parque Estadual dos Pireneus
Voltamos um pouco pela BR 070 e entramos numa estrada que dava na entrada secundária do Parque Estadual dos Pireneus. Subimos um pouco e logo estávamos na sede dos guardas parques, onde nos abastecemos de água, pois o calor estava insuportável.
Entrada secundária do Parque Estadual dos Pireneus |
Subimos o Morro dos Pireneus, curtimos a vista lá de cima e ao descermos nos deparamos com uma colmeia de abelhas bravas, que nos fez descer rapidinho… Felizmente ninguém foi ferroado…
Morro dos Pireneus |
Vista do Morro dos Pireneus |
Cachoeira do Sonrisal
Continuamos a caminhar pelo parque, passamos por locais de prática de boulder nas pedras, por onde foi filmado cenas do filme ‘O Tronco‘ e lindas paisagens do Cerrado. Também fomos conhecer as Cachoeiras do Sonrisal.
Caminhado dentro do Parque Estadual Pireneus |
Cachoeira do Sonrisal no Parque Estadual Pireneus |
Chegamos na entrada principal do parque e o motorista estava a nossa espera para nos levar até a cidade de Pirenópolis.
Sempre Vivas no Parque Estadual Pireneus |
Mapa da caminhada de hoje: Parque Estadual Pireneus |
Na cidade, almoçamos novamente no Tempero do Rosário, a ótima comida caseira, fomos nos arrumar para voltar a Goiânia na Pousada Matutina e pegamos nosso transfer a capital. Em Goiânia ficamos no Hotel Ibis até nosso horário de voo de retorno a SP.
Impressões do destino:
Infelizmente não pudemos conhecer direito a cidade de Pirenópolis, já que ficamos todos os dias em travessia, mas a cidade é linda e voltaremos em breve para curtir uma pouco mais seu centro histórico. Já para aventura, a região é rica em trilhas e cachoeiras que ainda deverão ter uma explosão no mercado turístico daqui por diante, pois ainda é pouco conhecida entre brasileiros e estrangeiros. A Cidade de Pedra é uma atração de alto potencial turístico e assim que os problemas fundiários do local forem resolvidos e a prefeitura abrir o Parque Municipal que pretendem, tenho certeza que será uma dos locais mais visitados de Goiás. E cada vez acredito mais que o Brasil é um dos lugares de aventura mais lindo do mundo! Pena que não damos o devido valor…
Se você puder conhecer Pirenópolis, não perca tempo, porque a gente só preserva aquilo que conhece…
Veja por onde mais andamos em Pirenópolis:
Chegando em Pirenópolis e primeiro dia da Travessia dos Pireneus
esse sol do cerrado é demais com as nuvens em diversos formatos!
Verdade Bea… Lindo demais! <3
Acabamos de chegar da Travessia dos Pirineus que a Savanah Ecotrilhas, com o Cirillo
Tovar e seu guia José Carlos Basilio, nos permitiu. Experiência vivencial única, um
evento simbólico de grande significado. A necessidade da concentração, para o esforço de superar o calor e a extensão das caminhadas, é compensada pela beleza do cerrado e pela originalidade das pessoas. Conhecer o cerrado, ou rever como no meu caso, é imprescindível para revigorar nossa nacionalidade, e a Travessia é um maravilhoso caminho.
A chuva nos atrapalhou nos 12 km finais, mas andamos 74km sob o sol, dentro do cerrado e muitas vezes nos refrescamos debaixo das cachoeiras. Obrigado ao Cirillo, e especialmente ao Zé, nosso guia, que ao final era nosso guia cultural ( e quase espiritual, como brincávamos!).
Davidson e Lucinha
Que incrível seu relato!
É muito gratificante ler seu comentário e ver que a sensação que passamos e sentimos por caminhar na região não foi somente nossa.
Obrigada por compartilhar.
Volte sempre!
Carla