11 de abril de 2014 – Trilha do Cartão Postal, Suspensa e Mozart-Catão, Brasil
Trilha do Cartão Postal
Pela manhã, depois do café da manhã na Pousada Alburquerque, fizemos o chek out e fomos em direção ao Parnaso. Pagamos novamente a taxa de entrada do parque (R$12,50 por pessoa + R$5,00 estacionamento) e estacionamos o carro na pousada desativada. Sem dúvida nenhuma esse é um dos Parques Nacionais do Brasil que mais gostamos de visitar. Organizado, limpo, e ótimas condições de conservação das trilhas. Fizemos a trilha do Cartão Postal, fácil, com leves subidas e paisagem incrível do Dedo de Deus. Subimos em 45 min e descemos em 25 min.
Trilha Suspensa
Depois subimos de carro até o estacionamento no final da estrada do parque e descemos a pé até a entrada da Trilha Suspensa. Subimos a escadaria que dá acesso ao início da trilha e depois de passar pelas cachoeiras seguimos por uma trilha simples e silenciosa, próxima a copas das árvores. Avistamos muitos pássaros, macacos e várias espécies da flora local. Fizemos a trilha bem, ida e volta, em 1h.
Trilha Mozart – Catão
Descemos mais um pouco na estrada e entramos na trilha Mozart-Catão que fizemos também em 1h, ida e volta. Lá de cima avistamos Teresópolis e a Granja Comary, Centro de Treinamento da Seleção Brasileira de Futebol.
Voltamos para o carro e seguimos pela linda estrada Teresópolis – Nova Friburgo, até o Refúgio Canto da Pedra, onde faríamos o curso de Fotografia de Montanha do Waldyr Neto. Lindo local e instalações, sem contar a vista maravilhosa dos Três Picos. Jantamos por lá mesmo e aguardamos os demais participantes do curso.
Outras trilhas e dicas por Teresópolis e região:
Véu da Noiva PARNASO em Petrópolis
Travessia Cobiçado x Ventania PARNASO em Petrópolis
Cervejaria Bohemia e Cachoeira da Macumba em Petrópolis
Pedra do Sino no PARNASO em Teresópolis
Trilha do Cartão Postal, Suspensa e Mozart-Catão no PARNASO em Teresópolis
Essa trilha suspensa é uma delícia de fazer!
Ainda bem que já está liberada, pois li em algum lugar que ela esteve fechada para reformas.
Bjs