12 de janeiro de 2014
Fazenda de Cacau
Depois do café da manhã, o Alan Slesinger, proprietário da Vila Rosa – Cacau e Cultura veio nos buscar para a visita em sua fazenda de Cacau, passeio contratado pela Bicho Preguiça Ecoturismo.
O caminho até a fazenda de 20 km é feito no carro 4×4 do próprio Alan e a estrada é linda, sempre margeando o Rio de Contas de Itacaré!
A fazenda é linda e conta com a plantação de cacau, museu do cacau, fábrica de chocolate artesanal, casarão restaurado, piscina, lindo jardim, hospedagem e almoço.
Visitamos as plantações de cacau, as plantadas recentemente e as mais antigas. Apesar da doença Vassoura de Bruxa ainda há muitos produtores de cacau aqui na região.
Flor do Cacau |
Fruto do Cacau |
Museu do Cacau
Depois seguimos para o museu onde vimos vários utensílios de retirada e processamento de cacau antigos. Alguns ainda usados pelo proprietário para beneficiar o cacau nos dias de hoje.
Casarão Juvenal Sampaio
Seguimos o passeio guiado até o Casarão Juvenal Sampaio (anos 30) – antigo produtor de cacau da região – que foi delicadamente restaurado pela equipe de Alan e o trabalho ficou ótimo. Não tiramos fotos de dentro do casarão, mas caso queira conhecer visite o site da Vila Rosa – Cacau e Cultura.
Casarão Vila Rosa |
Fábrica de Chocolate
Depois visitamos a fábrica de chocolate artesanal e degustamos um chocolate mais gostoso que já comi em minha vida!
Depois do almoço simples e gostoso (R$ 25,00 por pessoa) visitamos os jardins da propriedade e isso nos rendeu lindas fotos.
Local do almoço |
Lago da Vila Rosa |
Jardins da Vila Rosa Cacau e Cultura |
Maxwel, o guia cão da propriedade |
As 15:30h voltamos a cidade de Itacaré e a noite fomos jantar novamente no Boteco Panela de Barro a deliciosa picanha!
No dia seguinte o motorista da Farol da Barra Viagens e Turismo veio nos buscar para nos levar até o aeroporto de Ilhéus, onde faríamos nosso voo de volta a São Paulo.
Impressões do destino:
Esses 18 dias pela Bahia foram maravilhosos! Praias lindas, povo amistoso e simpático, muito calor e sol! Infelizmente o paraíso ecológico de Itacaré e Península do Maraú está ameaçado pela construção de um porto na região, como mostra essa reportagem. Querendo ou não, a construção de um porto na região, irá afetar a flora e fauna e também o crescimento indiscriminado da comunidade local.
E sinceramente, esse paraíso não merece isso, pelo menos não até você e todo mundo conhecê-lo!