30 de dezembro de 2013
Acordamos cedinho no camping da Laila e tomamos café da manhã em uma padaria, muito bom por sinal (tudo agendado pela equipe do Pisa Trekking).
Atravessamos o Rio Caraíva de barco e seguimos para os 10 km de travessia do dia de hoje até a Praia do Espelho.
Neste trecho, as falésias dominam a paisagem e a cor do mar fica numa tonalidade verde esmeralda muito bonita. Com a maré baixa a barreira de corais aparece em vários pontos, formando piscinas naturais ótimas para banho. Fizemos duas paradas para banho e em uma delas encontramos a atriz Débora Bloch com sua filha.
Você deve estar se perguntando porque paramos tão pouco para nos banhar na água do mar nesse trekking, né? Deixa eu explicar. A água salgada é um acelerador para assaduras e por isso sempre depois de um banho salgado aconselha-se fazer um banho de água doce antes de continuar o trekking. Minha dica mais valiosa é sempre usar uma bermuda de coton ou lycra justinha para evitar as tais assaduras. Outra dica é usar e abusar da vaselina sólida entre as pernas. Para evitar queimaduras excessivas do sol nos braços e pescoço, sempre uso camisas de manga longa de poliamida, a verdadeira dry fit.
Depois do banho salgado, entramos em um rio com águas bem escuras para tirar o sal do corpo.
Alguns outros rios foram atravessados e com a maré mais alta no início da tarde precisamos caminhar na areia mais fofa. Próximo a Praia do Espelho, subimos nas falésias e a vista lá de cima é muito linda! Caminhar mata adentro da falésia a gente tem ideia do calor que faz por lá. A beira mar não sentimos tanto por causa da brisa, mas ao sair das areias o ‘bafo’ quente que emana do solo é sufocante! Mas a vista vale a pena tudo!
Depois que descemos a falésia apareceu um trecho de pedras caídas que atravessamos molhando os pés ou escalando as pedras. Meu tênis é um Adidas Hellbender ATS que é todo vazado para escoar a água, por isso posso entrar na água sem me preocupar em molhá-lo, drena e seca super rápido. O único problema é que entra areia e nesse caso é necessário limpar, pois a areia pode causar calos e feridas nos pés. Outro problema desse tênis para esse tipo de caminhada é que ele tem pouca proteção interna nas costuras, o que acaba machucando os pés depois de uma caminhada de dia todo (lembrando que esse tênis não foi feito para esse tipo de esporte e sim para canionismo – andar dentro de rios com pedras).
Chegamos na Praia do Espelho as 14h e nos ajeitamos no camping. Muito bom e arejado. Ficamos a tarde curtindo uma praia, petiscando e relaxando numa das praias mais lindas do Brasil (4ª colocada no Guia 4 Rodas).
adorei, nesse reveillon farei essa caminhada com meu namorado, vcs levaram lanchinhos?
Sim Tammy!
Sanduiches, barras de cereais, frutas secas e amêndoas são sempre bem vindas…
Boa caminhada pra vocês!
Opa galera!
Estou indo para essa regiao em julho/2015 e pretendo fazer esse trecho só que partindo do Espelho ate Caraíva.
Minha ideia é fazer o trecho por conta propria…como que é o nível da trilha? É tranquilo para localizar os caminhos?
Do mesmo jeito que voces, vou me programar para sair perto do nascer do sol do Espelho para chegar no inicio da tarde em Caraíva.
Abraços!
Oi Felipe!
Aqui quem escreve é a Carla! Tranquilo demais esse trecho da Praia do Espelho até Caraíva. E lindo também! Trilha bem demarcada! Vai pegar um visual deslumbrante! Boa trilha!
Carla,
Adorando seus posts! Em qual camping ficaram no final desse dia na Praia do Espelho?
Obrigada!
Carolina
Oi Carol. Obrigada pelo carinho.
Bom, ficamos no camping do Restaurante Brisa do Mar. A área não é oficialmente um camping, mas se você conversar com os proprietários eles liberam.
Espero ter ajudado.
Bjs
Carla
Oi Carol. Obrigada pelo carinho.
Bom, ficamos no camping do Restaurante Brisa do Mar. A área não é oficialmente um camping, mas se você conversar com os proprietários eles liberam.
Espero ter ajudado.
Bjs
Carla
Ótimo artigo, parabéns pela iniciativa. Fico feliz por ver esse tipo de atitude que tem como principal objetivo ajudar as pessoas.
Sucesso!!!
Obrigada Rocha! Volte sempre!
Olá.Saí de Caraíva pela manhã, na maré bx, mm assim tive q pegar o barquinha p/ atravessar o Rio Caraíva. Como fui sozinha, e para não ter problemas p/ atrvessar os riachos do caminho, é fundamental se informar sobre as marés. Cheguei na Praia do Espelho , almocei , dei um tempo até a maré baixar e retornei p/ Caraíva, chegando no final da tarde. Mto tranquilo.
Que experiencia linda. Obrigada por compartilhar