16 de novembro de 2013
Saindo da Vila dos Remédios
Em nosso segundo dia sem guia na ilha, resolvemos fazer o que a gente mais gosta: sair andando por aí… E a caminhada foi ótima!
Saímos da Vila dos Remédios e pela estrada de chão passamos pela Praia do Meio e Praia da Conceição. De lá subimos um bom pedaço na estrada de chão até sair na estrada asfaltada. Entramos nas instalações do Projeto TAMAR, conhecemos um pouco a história das tartarugas e vimos as réplicas de tamanho natural dessas simpáticas criaturas.
Depois seguimos até o Mirante da Praia do Boldró. Descemos o paredão por uma precária trilha e mergulhamos nas piscinas naturais da Praia do Boldró. Como a maré estava baixando fomos andando até a Praia do Americano. A travessia é tranquila pelas pedras.
Praia do Americano
Na Praia do Americano demos outro mergulho, com a vista ao fundo dos Dois Irmãos. Seguimos até a próxima praia a Praia do Bode. A travessia só pode ser realizada pelas pedras na maré baixa, mas caso a maré esteja alta há um caminho alternativo que é uma trilha pela mata. Ficamos ali entre essas duas praias observando as fortes ondas estourando nas pedras e a cor do mar ‘degradê’ incomum.
Cacimba do Padre
Caminhando mais um pouco chegamos a Praia Cacimba do Padre, onde ‘perdemos’ mais uma 1 h dentro da água. Fizemos a trilha subaquática, que passa entre os Dois Irmãos por dentro da água. As ondas estavam médias e estava seguro para fazer essa travessia. Ainda mais estávamos seguindo um grupo de umas 20 pessoas guiadas. Atravessamos a fenda ida e volta, fiquei com medo de passar por trás de um dos morros, pois eu estava sem pé de pato e sem coletes salva vidas. O Elio estava com pé de pato e meu pai ficou na praia. LINDA travessia! Peixes enormes na fenda. A fenda deve ter uns 15m de profundidade. Aguarde o vídeo com essa travessia!
Baía dos Porcos
Atravessamos para a Baía dos Porcos e mergulhamos lá também. O mar estava bem calmo e vimos bastante coisa. Arraias e tubarões, além de muito peixes grandes e coloridos. Depois de mais 1h dentro da água, saímos para almoçar novamente no Restaurante das Gêmeas, na Cacimba do Padre.
Enseada dos Golfinhos
Depois do almoço voltamos a caminhar na estrada de chão e pegamos a estradinha que seguia até a entrada do Parque da Praia do Sancho. Entramos no Parque (sempre apresentando nossa carteirinha) e seguimos até a Enseada dos Golfinhos. Mesmo sendo a tarde e sabendo que o horário bom para ir lá é pela manhã, resolvemos conhecer, pelo menos para ver a paisagem. Chegando no mirante, a voluntária do ICMBio que fica por lá nos avisou que os golfinhos estavam na baía. Pegamos os binóculos e ficamos nos deliciando por quase 1h com os golfinhos entrando e saindo da baía e dando seus saltos rotatórios magníficos. Perfeito!
O caminho que leva até o Mirante da Enseada dos Golfinhos é feito por uma passarela de plástico reciclado imitando madeira, igual ao que leva até as escadarias da Praia do Sancho, nesse mesmo parque. Isso significa que cadeirantes e crianças em carrinhos tem fácil acesso.
Mirante Praia do Sancho
Depois seguimos pela trilha de chão até o mirante da Praia do Sancho. Essa trilha é muito bonita e vale a pena fazê-la, as paisagens são maravilhosas e a cada passo dá vontade de parar e contemplar mais um pouco. O dia estava ótimo e isso ajudou bastante.
Snorkeling na Praia do Sancho
Chegando no Mirante da Praia do Sancho decidimos descer as escadarias novamente para mergulhar, já que no dia do Ilhatur não mergulhamos por causa do mar virado. No canto direito da praia tem um paredão de uns 10m de profundidade muito bonito para fazer snorkeling. Vocês podem não acreditar em mim, mas eu juro que nesse mergulho ouvi os grunidos dos golfinhos que estavam passando ao fundo, pois eles estavam saindo da Enseada dos Golfinhos indo em direção ao porto e debaixo da água o som se propaga melhor. Foi emocionante!!!! Infelizmente, o Elio não consegue ouvir os sons muito agudos…
Subimos as escadarias e começou do nada uma chuva torrencial! Chegamos ensopados na entrada do Parque e de lá seguimos a pé até a estrada onde pegamos o ônibus e voltamos para a pousada. De longe esse foi o nosso melhor dia na ilha!
lindo demais…
Lindo mesmo né Ana… Saudades dessa ilha mágica! Obrigada por comentar!
[ ] ' s
Carla