04 de junho de 2013
Depois do ótimo café da manhã do Hotel NH Urbano, seguimos com o guia da Nativo Viajes para fazer o tour pelas igrejas jesuíticas.
Seguimos para Colônia Caroya, habitada por descendentes de imigrantes do norte da Itália e famosa por seus salames artesanais. Visitamos a Estância Jesuítica de Caroya, antiga residência de veraneio dos estudantes do colégio de Monserrat.
Depois seguimos para a cidade Jesus Maria visitar a Estância Jesuítica San Isidro Labrador, pioneira na elaboração de vinho na região.
Continuamos visitando o museu rural Posta de Sinsacate e a parada de Barranca Yaco, onde foi assassinado o guerreiro Facundo Quiroga, personagem importante para a história da Argentina.
E por fim, visitamos a Estância Jesuítica de Santa Catalina, reconhecida por sua beleza em estilo barroco. Fundada em 1622, hoje é propriedade particular e sua visita só pode ser guiada. Há celebração de missa apenas no dia 25 de novembro e no último domingo de janeiro de cada ano. Para acessá-la é necessário percorrer aproximadamente 10 km em estrada de terra em boas condições. É proibido fotografar dentro da igreja, mas eu posso dizer que é muito bonita!
Voltamos pelas Serras Chicas de Córdoba e fomos ao hotel. Na madrugada seguinte pegamos nosso voo ao Brasil as 3h.
Impressões da viagem: Essa viagem com certeza entrou no TOP 3 das nossas andanças. O deserto de Catamarca e La Rioja são lindos e tão pouco explorados turisticamente por nós brasileiros. Vale a pena conhecer!