Acordamos e depois do café da manhã MARAVILHOSO do Hotel Plaza, o nosso guia -motorista-amigo Jorge passou e nos pegou no Hotel para começarmos a nossa nova aventura. Seriam 500 km até Antofagasta de la Sierra na província de Catamarca.Saímos de La Rioja as 9:30 e passamos pela Costa La Riojana, onde encontramos o Dique Los Sauces, que estava um espelho…
Seguimos pela Ruta 75 e depois em Aimogasta pegamos a Ruta 60 e logo após a Ruta 40 até depois da cidadezinha de Belen. Os povoados a beira da estrada são lindos e com as folhas amareladas do outono tudo fica mais bonito!
Saindo da Ruta 40 pegamos uma outra estrada, mesclada de asfalto e rípio, que nos levou para dentro do deserto e as paisagens começaram a mudar do amarelo do outono para o rosa-cinza-vermelho do deserto. Tudo muito lindo!
Ao longe vimos umas manchas brancas no pico das montanhas. Pensamos que era neve, mas na verdade eram dunas que o vento forte da região acumulou durante anos. Há trechos que as dunas invadiram a estrada. Linda vista!
Uma hora a estrada tem um desvio, pois a rodovia foi mal projetada e com a cheia das lagunas, uma boa parte da estrada ficou literalmente debaixo da água.
A medida que os quilômetros passavam, as paisagens ficavam cada vez mais lindas! A altitude começou a subir e o frio começou a pegar… As vicunhas começaram a aparecer…
Estamos já na região próximo a Antofagasta de la Sierra. Que lugar mágico… Cheio de nada, numa imensidão sem tamanho que mesclam cores de uma aquarela de tons suaves e bebês… Um deserto cheio de lindas paisagens e de nada ao mesmo tempo… Surreal!
De repente começam a aparecer os vulcões pequenos e extintos. Imaginar que a milhares de anos atrás aqui estava muito diferente… Calor, vulcões ativos, muita rocha se formando… As rochas de coloração mais escuras comprovam as atividades vulcânicas.
Chegando em Antofagasta de la Sierra, no entardecer, tivemos uma surpresa: o céu estava numa coloração rósea – laranja – amarelo inesquecível. Pena que as fotos só registram as paisagens e não a emoção… Sim, meu coração disparou e confesso que foi um dos entardeceres mais lindos que já presenciei.
Ficamos no Complexo Pucara, uma linda pousada no alto de uma
colina, com um trabalho em mosaico de pedras nas paredes muito bonito. Jantamos no restaurante da Hosteria Municipal, praticamente o único restaurante do
local e fomos descansar.
…E eu que pensava que já tinha visto tudo de lindo dessa aventura, nem imaginava o que o dia de amanhã me aguardava… Você também vai gostar! Aguarde o próximo post!
Noossaaa… como sempre viagens interessantes, relatos perfeitos…parabéns.. um dia farei todas, rsrsrsr
Obrigada Ivaneide! Ainda tem mais… Volte sempre! Bjs
ola carla,seu blog é maravilhoso!!vc poderia me dizer qual o valor aproximado que vc pagou por estes passeios a partir de la rioja?? abraços!!
Oi Rafael!
Obrigada!
Olha, o preço por passeio não sei, mas sei que todos os dias deu mais ou menos 2 mil reais por pessoa, incluindo hospedagem, translado em 4×4 e guia. Só pagamos a pare a alimentação. Como já faz tempo, aconselho você a entrar em contato com o pessoal da agência Corona del Inca e pedir o orçamento. Espero ter ajudado. Abraços.