16 de novembro de 2012
Praia da Gamboa
O dia amanheceu um pouco melhor e depois do café da manhã na Pousada Kalua na Praia da Ferrugem, voltamos a BR 116 e seguimos 16 km norte até a Praia da Gamboa. A praia é linda, também bem frequentada por surfistas.
Fizemos uma caminhada de 1,5 km até as dunas que separam a Praia da Gamboa a Guarda do Embau. Próximo as dunas há um lindo costão rochoso que nos rendeu belas fotos. Depois subimos as dunas e a vista lá de cima é linda.
Caminhada da Praia da Gamboa as Dunas da Guarda do Embau |
Guarda do Embau
Voltamos a Gamboa, pegamos o carro e seguimos até a Guarda do Embau. Na Guarda, para acessar a praia é necessário atravessar o Rio da Madre, e isso pode ser feito a nado (como os surfistas fazem) ou paga-se R$ 2,00 por pessoa e atravesse em barcos de pescadores que fazem a travessia. Há vários deles por lá. Atravessamos e curtimos um pouco a Praia da Guarda do Embau.
Voltamos a vila da Guarda e almoçamos no Restaurante Big Bamboo um ótimo prato de massas e frutos do mar. O restaurante é do pai do goleiro Fernando Prass. Depois do almoço seguimos pela trilha (cerca de 1 km) que margeia o Rio da Madre até a Pedra do Urubu. LINDA a vista de lá.
Depois andamos mais 500 m até a Prainha e seguimos até o Vale da Utopia (1,5 km) por uma linda trilha ora a beira mar, ora margeando o costão rochoso. Não atravessamos todo o Vale da Utopia, pois já estava ficando tarde e se fôssemos voltaríamos no escuro. A vista do topo do Vale da Utopia é lindo! Sua travessia deve ser linda também…
Trilha para o Vale da Utopia, Guarda do Embau |
Vale da Utopia |
Voltamos a Guarda do Embau e pudemos observar um pôr do sol magnífico, com direito a um céu azul, dourado, cor de rosa refletivo nas águas tranquilas do Rio da Madre.
Mapa da trilha para o Vale da Utopia, Guarda do Embau |
Voltamos a Praia da Ferrugem, jantamos por lá mesmo e fomos descansar.
Veja outras dicas do que fazer no Litoral Sul de Santa Catarina:
Amiga, arrasou nas fotos do por do sol!
Belíssimos lugares!
Ô saudade de viajar!!!! rs
bjo
Hum… estou aqui babando nos próximos roteiros de vcs. rs
Morro de vontade de conhecer a Chapada Diamantina, o Jalapão e a Chapada dos Veadeiros.
Bonito eu conheço e sei que vou ficar com saudades vendo as fotos. 🙂
Bjos e boas viagens!!!
kkkkk…
Em breve vocês voltarão a viajar… Sim, as próximas andadas serão muito lindas! Estou contando os dias!!!! Bjs, amiga!
Muito bacana o blog e as fotos!
Existe uma cidade a uns 40 km ao norte de Florianópolis chamada Governador Celso Ramos que tem umas 20 praias paradisíacas…!!! O lugar é pouco conhecido, mas é lindo demais!!! Vale a pena conhecer. No site http://www.turcelsoramos.com.br tem informações de todas as praias de lá.
Obrigada pela visita Perla.
Boa dica de Governador Celso Ramos, já coloquei na lista das viagens futuras! 😉
Volte sempre!
Sou catarinense e uma coisa eu decidi. Quando eu ficar velha e querer ter um porto seguro, vou morar na Guarda. Ali que começou minha paixão por viagens de mochila. Tenho um carinho enorme por esse lugar. Vale da Utopia é fantástico! Vale a pena ficaruns dias na Guarda. Que saudade de lá. Lindas imagens!
Boa! A Guarda é linda mesmo! Passar o fim dos dias por lá deve ser um sonho mesmo!
Fico feliz em saber 'aquele' lugar incentivou alguém a ser mochileiro!!!!
Obrigada pela visita e volte sempre! 😉
Só tem um detalhe kkk o lugar marcado no mapa não e a Pedra do Urubu, a Pedra fica lá encima do morro maior, e não no marcado no mapa