12 de janeiro de 2012
Parque los Huemules
Acordamos e depois do café na Hosteria Koonek fomos de carro até o Parque los Huemules, uma propriedade privada que fica a 20 km ao norte de El Chalten (mesma estrada que pegamos para ir ao Campamento Piedra del Fraile.
Chegando no parque o funcionário Horácio (muito prestativo) nos atendeu e depois de pagarmos PAR$ 50,00 por pessoa, pudemos escolher como passar o dia pelos treekings do parque. Decidimos fazer a Laguna Azul e a Laguna del Diablo+Glaciar Cagliero.
O Horácio nos disse que para a Laguna del Diablo havia uma parte próximo ao final da trilha que o rio destruiu uma ponte e por isso o trekking de 2 horas ficaria um pouco menor, mas que deste ponto já podíamos avistar a Laguna del Diablo e o Glaciar. Decidimos encarar!
Laguna Azul
Fomos primeiro na Laguna Azul, trekking tranquilo de 1h, muita subida e uma vista linda lá de cima, inclusive do FITZ ROY que estava novamente sem nenhuma nuvem em seu cume…
Laguna del Diablo
Resolvemos voltar para a entrada do parque e pegar a trilha à Laguna del Diablo desde o início. Após 2h de caminhada em subida pelo bosque de Lenga (e depois de avistar muitas fezes de Huemul, veado campeiro da região, quase em extinção) eu e o meu pai desistimos da caminhada e pedimos para o Elio prosseguir até o ponto final que desse para chegar.
Quando ele retornou nos disse que falava mais uns 15 minutos de trilha para se chegar até onde a ponte havia caído.
Ele registrou os acessos e não viu nenhuma Laguna nem Glaciar daquele ponto. Provavelmente o funcionário do parque Horácio estava desinformado quanto a queda da ponte, pois o acesso estava interrompido muito antes do local que ele nos indicou.
Carpinteiro, tipo de um pica pau patagônico |
Parte final da trilha. Impossível atravessar esse rio… |
Retornamos a sede do parque e comunicamos ao Horácio que apesar da trilha ser linda (e cansativa) não havia um mirador para avistar tanto a Laguna del Diablo como o Glaciar Cagliero. Ele pediu desculpas e disse que talvez nós não tenhamos chegado até o mirador que ele indicou.
O Elio mostrou pra ele as fotos tiradas dos acessos e ele concluiu que tínhamos chegado sim até o final da trilha, mas que por causa do mal tempo e neblina não avistamos nada…Tudo bem, mas por ser um parque pago acho que deveriam ter mandado arrumar as pontes de acesso a laguna… Mesmo assim gostamos muito desse trekking.
No trekking a Laguna Azul avistamos outro tipo de pica-pau (carpinteiro) todo cinza e no trekking da Laguna del Diablo mais pica-pau da cabeça vermelha. O Horácio nos disse que naquela parte do parque há um grupo de mais ou menos 40 Huemules e até Puma. Pena que não avistamos nenhum…
Retornamos a El Chalten, jantamos no Restaurante Pangea (ótima comida) e fomos para o hostel dormir…
Concordo plenamente que em um parque pago eles deveriam consertar a ponte de acesso a laguna o mais rápido possível!
Estou adorando "visitar" lugares novos com vocês. 🙂
Boa viagem!
Bjos
Bela viagem Carla, estou aqui atento ao seu diário, só babando nas imagens, e que imagens hein….
Faz lembrar Huaraz com suas lagunas azul turquesa…não acha!!!
Abçs.
De acordo Cris!
Faz lembrar Huaraz sim André!
Obrigada pelo carinho…
Bjs
Carla
É… a ponte de acesso está deixando a desejar.!!!
Olá Angina!
Mesmo depois de quase dois anos a ponte ainda não está arrumada? Que triste saber disso…
Obrigada por comentar.
Bjs
Carla
Elio e Carla,
Obrigada por compartilhar conosco sobre essas Lindas Trilhas localizadas na Estancia Los Huemules. Estou indo a El Chalten em dezembro e não encontro quase nenhuma informação sobre as Trilhas.
Quanto a Laguna azul, saberia me informar a duração da Trilha desde a Portaria até a Laguna? É fácil?
Desde já agradeço pela atenção.
Abçs,
Mariana!
Oi Mariana!
Obrigada pelo carinho.
Sim, quando pesquisei na net sobre outras trilhas além das tradicionais em El Chalten, também sofri para achar alguma coisa.
Que bom que nos achou, espero que tenhamos ajudado.
Bom, essa trilha é bem fácil e é uma subida moderada! Bem demarcada e linda! Levamos cera de 1 hora para completá-la, mas isso depende do seu ritmo.
Quaisquer outras dúvidas, basta perguntar.
Beijo e boa trip!
Carla
Pingback: Chegando em El Chaltén e Chorillo del Salto