29 de dezembro de 2015 (Cachoeira Santa Bárbara)
Acordamos cedinho e depois do ótimo café da manhã da Pousada Calliandra, o pessoal da Alternativas Ecoturismo veio nos buscar para nossa aventura de hoje: Cachoeira Santa Bárbara em Cavalcante (GO).
Cavalcante fica a 100 km de Alto Paraíso de Goiás e toda estrada está pavimentada. Chegando em Cavalcante fomos até o Quilombo Kalunga, onde fica a cachoeira. Pagamos a entrada de R$ 20,00 por pessoa. Nós já conhecíamos essa linda cachoeira quando viemos em 2013 e resolvemos voltar pois vale a pena.
O Quilombo Kalunga agora está bem mais organizado, com entrada que dispõe banheiros, água e uma loja de artesanato feito pela comunidade. Estacionamos a Van na portaria e fomos a pé pela estrada de 4 km, pois é recomendado que apenas carros tracionados sigam por esse trecho. O sol estava forte, a caminhada é uma leve subida e foi tranquila.
Chegamos na cachoeira e ela continuava linda! As águas estavam um pouco turvas devidos as chuvas dos últimos dias, mas a cor azul-verde-esmeralda estava incrível. O único problema é que haviam muitas pessoas no local e tirar fotos sem que ninguém apareça nelas foi difícil. Agora por causa do grande acesso de pessoas à cachoeira, cada guia pode ficar no local por apenas 1 hora, sendo esse tempo cronometrado pelo guia da comunidade Kalunga. Aproveitamos nossa 1 hora muito bem aos pés da cachoeira.
Pequena cachoeira Santa Bárbara |
Chegando na Cachoeira Santa Bárbara
Cachoeira Santa Bárbara |
O caminho de volta foi debaixo de um sol forte, mas tranquilo. A paisagem do cerrado com as flores amarelas no campo foi um show a parte.
Cachoeira Poço Encantado
Chegamos na van e fomos direto para a Cachoeira Poço Encantado, onde almoçamos uma deliciosa comidinha caseira: galinhada. Depois do almoço descemos até a cachoeira e desfrutamos alguns minutos aos seus pés.
Voltamos a pousada e fomos descansar.
Veja o que tem mais para fazer na Chapada dos Veadeiros:
Cachoeira Das Loquinhas
Ponte de Pedra
Cachoeira Macaquinhos
Sertão Zen
Catarata dos Couros
Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela
Cachoeira Santa Bárbara
Parque Nacional: Trilha dos Cânions
Fazenda São Bento e Almecegas
Vale da Lua e Fazenda Raizama
Parque Nacional: Trilha dos Saltos
Cachoeira Cristal
qdo fui em 2007, não havia ninguém, exceto eu e meu guia. oxalá, essa enxurrada de pessoas não degrade um lugar tão belo. abraço
Concordo Bea!
Quando fomos em 2013 também tinham poucas pessoas…
Mas aí a gente fica entre a cruz e a espada!
Devemos divulgar esses paraísos para mais pessoas curtirem com respeito ou não…
Acredito que se as pessoas respeitarem a natureza, podemos sim divulgar
Mas vai saber quem irá frequentar…
Bjs