Laguna Llaca
20 de julho de 2011
Custo: U$ 55,00 por pessoa pela Scheler Artizon Trek
Os meninos da Artizon Adventure (Ivan – guia e Jerônimo – motorista) passaram no nosso hotel as 8 h para começar mais um dia de aventura: trilha para a Laguna Llaca.
Logo na saída da cidade um motorista de taxi bêbado bateu na lateral do carro de Jerônimo… Fiquei tão chateada… Mas eles são espertos, Jerônimo pegou a licença de dirigir do taxista e só vai devolver depois que ele pagar o estrago…
A estrada que leva a Laguna Llaca é igual a todas por aqui: precipício de um lado e um paredão do outro. Nem fico mais olhando pela janela para ver o carro quase caindo morro abaixo… Depois de longas 3h de estrada chega-se a entrada do Parque. Lembro a todos que o pessoal da Artizon Adventure comprou o ingresso válido por 1 mês (S$65,00).
Como na noite anterior havia chovido em Huaraz, aqui estava tudo coberto de neve… E haja paciência do guia em esperar a gente tira fotos…
Estrada para a Laguna Llaca, Huaraz, Peru |
Trilha para a Laguna Llaca, Huaraz, Peru |
A laguna é linda. Para evitar futuras avalanches, a maioria das lagunas por aqui possuem uma barragem na sua saída. Claro que se houver um terremoto muito forte elas não suportarão a descida de neve e pedras das encostas, mas mesmo assim, ajudarão a conter a fúria da avalanche. A região sofreu com dois terremotos fortes no último século: em 1945 e 1970.
Nevados ao entorno da Laguna Llaca, Huaraz |
Depois demos uma volta em torno da laguna e na parte mais próxima a geleira a laguna estava completamente congelada. Dava para jogar uma pedra e ela não afundava… Tomamos nosso lanche aos pés dos nevados e regressamos a Huaraz em longas 3 horas.
Laguna Llaca, Huaraz |
De volta a Huaraz
Em Huaraz fomos almoçar no El Horno, talharins com molhos superespeciais por S$25,00 por pessoa. Passamos em um supermercado e compramos algumas coisinhas para levar ao trekking de 3 dias de Quilcayhuanca (lenços umedecidos, lenços de papel e bebidas).
Demos uma volta pelo centro de Huaraz. Voltamos a pousada. As 19h o Ivan e a Rut da Artizon Adventure vieram para acertarmos os detalhes finais para o trekking de 3 dias. Acaram nosso saco de dormir muito fino e nos emprestarão mantas.
Fomos dormir cedo, pois sei que serão duas noites mal dormidas em barraca nos próximos dias…
Veja outras dicas do que fazer em Huaraz e região:
Aclimatação na Laguna Uruscocha
Trekking Santa Cruz primeiro dia
Trekking Santa Cruz Campo Base Alpamayo dia 2
Trekking Santa Cruz Paso Union dia 3
Trekking Santa Cruz último dia Paso Portachuelo
Nevado Pisco Campo Base Pisco dia 1
Nevado Pisco Campo La Morrena dia 2
Linda viagem, Carla! Ando com pouco tempo, mas eu quero ler os posts sobre essa grande aventura. Abraços e tudo de bom!
Obrigada pelo carinho Evandro!