Quebrada Quilcayhuanca
21 de julho de 2011
Tipo de passeio: trekking de 3 dias e 2 noites
Custo: U$190,00 por pessoa pelo Scheler Artizon Trek (guia e cozinheiro particular)
PRIMEIRO DIA: trekking até o campamento Cayeshpampa
Acordamos 7 horas e depois do café da manhã fomos de taxi até a entrada do Parque Huascaran para a Quebrada de Quilcayhuanca. Conhecemos nosso cozinheiro desses 3 dias de trekking, o sr. Marcos.
Fiquei com vergonha de ver a quantidade de coisas que o nosso guia Ivan e o Marcos estavam levando em suas mochilas cargueiras… Comida para os 3 dias, panelas, bules, barraca, plásticos…
Nem pude reclamar de carregar minhas roupas e meu colchonete pelas 4 horas de trilha que teríamos pela frente, adentrando a Quebrada Quilcayhuanca. O nosso guia Ivan disse que desde 2008 não levava ninguém nessa trilha, pois é pouco procurada, não por falta de belezas naturais (que de passagem são deslumbrantes) e sim porque há tantas quebradas para se fazer em Huaraz que esta é uma das últimas a serem escolhidas.
Confessei que a escolhi por ser rápida (apenas 3 dias) e que queria ver como me comportaria em um trekking desse nível para quem sabe o ano que vem encarar os 11 dias de trekking dos Cedros (Santa Cruz e arredores). O Elio disse que quer voltar aqui nos próximos anos e fazer todas as Quebradas possíveis de serem feitas…
Eu se tiver fôlego e coração, com certeza acompanharei…
Acampamento Cayeshpampa
As 4 horas se passaram rapidamente, e quanto mais adentrávamos no vale, mais frio ficava.
No local de acampamento (Campamento Cayeshpampa a 4100m de altitude) o vento começou a soprar e a temperatura caiu. Tomamos um lanche e depois jantamos uma sopa de entrada, prato principal um frango ao molho e arroz que só por Deus…
Que delícia! E tudo feito ali, no meio do nada… Marcos é um cozinheiro de mão cheia. E de sobremesa um creme de abacaxi muito bom…
As 6:30 PM começou a escurecer e esfriar, então entramos nas barracas e fomos dormir…
Nessa noite dormi muito mal, primeiro porque fiquei pensando se acontecesse uma avalanche pra onde eu iria fugir (só eu mesmo pra pensar nisso numa hora dessas) e o que eu iria salvar…
E em segundo lugar meus pés por nada do planeta queriam se aquecer, mesmo com 2 meias de lã, uma blusa polar enrolada nos pés, o saco de dormir e mais ainda uma manta emprestada pelo pessoal da Artizon Adventure (pois eles acharam nossos sacos de dormir finos…).
De madrugada o vento começou e se estendeu até o final da manhã do dia seguinte…
De madrugada também fui fazer xixi e vi o céu estrelado mais lindo que já vi nesta vida… Até esqueci do frio e fiquei encantada pelos astros por alguns segundos…
Mesmo passando frio e tendo pesadelos acordada sobre terremotos e avalanches iminentes a acontecer, essa foi a primeira noite de uma das melhores aventuras realizadas por mim…
Veja mais o que fazer em Huaraz:
Aclimatação na Laguna Uruscocha
Trekking Santa Cruz primeiro dia
Trekking Santa Cruz Campo Base Alpamayo dia 2
Trekking Santa Cruz Paso Union dia 3
Trekking Santa Cruz último dia Paso Portachuelo
Nevado Pisco Campo Base Pisco dia 1
Nevado Pisco Campo La Morrena dia 2
Que lindo! Mas tô imaginando o baita frio que devia estar fazendo, pois mesmo com duas meias de lã + uma blusa polar enrolada + saco de dormir + uma manta, seus pés não esquentavam. Acho que os meus tb não esquentariam, pois sinto muito frio nos pés. Mesmo aqui no Rio, onde o frio é super leve, eu vivo de meia. 🙂
Agora… sair da barraca no meio da noite pra fazer xixi deve ser uma aventura à parte. Acho que eu teria medo. 🙂 Mas por outro lado, ter a chance de ver um céu maravilhosamente estrelado, deve ser algo realmente inesquecível.
Bjos e boa viagem!
Amiga,
Estou adorando seus posts, suas fotos então, nem se fala!!! Estou só comentando neste post, mas já vi todos! Estou com frio, só de ler seus relatos e ver a foto da neve e do gelo!!!!
Mas como vc disse, deve ser uma aventura incrível!!
Gde. abraço, e esperando o retorno de vcs!
Oi meninas!
Cris: aquele céu eu nunca mais vou esquecer…
Má: Chegamos hoje de Lima, deu tudo certo e continue acompanhando os próximos post da aventura no Peru!
Obrigada pelo carinho!
Carla
Olá.
Parabéns pelas portagens..
Queria te perguntar, qual o percurso total deste trekking ?
Grato..
Olá Herbet!
Obrigada pela visita!
Olha, não sei em km o total desse percurso, mas é curto e com certeza se tiver pique dá pra fazer em um dia pelo menos uma das duas lagunas. Percursos de 1 dia acho que dá aproximadamente 20km entre ida e volta, saindo da entrada da Laguna Churup. Qualquer coisa escreva novamente!
Volte sempre!
Carla