Nevado Pastoruri
25 de julho de 2011
Tipo de Passeio: Tour
Custo: U$ 20,00 por pessoa
Depois do café fizemos o check-out do Albergue Churup, mas pedimos para nossas mochilas ficarem no guarda volumes deles para pegarmos a noite, pois nosso ônibus saía as 23h. O pessoal do albergue é 10, até liberaram uma ducha no retorno caso necessitássemos.
O Elio passou mal a noite inteira, com problemas intestinais e não entendemos o que foi que aconteceu, pois nós dois comemos tudo igual e eu não estava mal. Mesmo assim, as 9h fomos para o último tour em Huaraz.
No ônibus conhecemos um casal de Curitiba (Francine e Luiz) super gente boa e trocamos muitas informações. O Elio estava mal mesmo e quase nem falava com niguém. Nem conseguia tirar fotos…
Já dentro do Parque passamos pela Laguna de 7 cores (que só tem uma cor), conhecemos a Puya Raymondi (planta que só tem naquele região e com um histórico muito interessante: ela cresce quanto mais tempo a semente ficar latente e cresce milímetros por ano…) e uma fonte de água gaseificada naturalmente (que me neguei a tomar, uma vez que já tínhamos um membro com alguma infecção intestinal…).
Para subir até o ponto mais alto do Nevado Pastoruri deve-se caminhar uns 2 km, mas na altitude de 4800m até os 5000m. Fiz sozinha esse trajeto, pois o Elio estava muito mal e ia no banheiro de hora em hora. Não passei mal com a altitude, apenas muito cansaço…
Infelizmente o Glaciar está regredindo e não se tem nada para ver lá em cima, a não ser um pouco de gelo… E imaginar que a 10 anos atrás havia uma estação de esqui ali…
Regressei ao ônibus e o Elio ainda estava mal. Comprei refrigerantes para ele se hidratar e muita água.
No retorno a Huaraz o ônibus para em um restaurante e não comemos lá. Comprei umas frutas e comemos elas mesmo.
De Huaraz a Lima de ônibus
Chegando a Huaraz fomos almoçar/jantar no Encuentro. O casal de Curitiba foi junto. Passei em uma farmácia, comprei soro e alguns remédios para estômago e intestino e voltamos para o Albergue Churup as 19h.
O Elio ainda estava mal e as 20h a Rut da Artizon Adventure chegou lá para nos acompanhar até o terminal da Movil Tours. Ela viu que o Elio estava mal e saímos com ela para comprar um antibiótico para ele. Ela nos levou numa farmácia grande no centro de Huaraz e a farmacêutica receitou um antibiótico maravilhoso pro Elio, para ele não passar mal na viagem de volta a Lima.
Depois fomos ao Terminal e as 22h chegou o Scheler da Artizon Adventure com um grupo que estava com ele por 11 dias no trekking Cedros. Vimos algumas fotos e amei. Com certeza voltaremos para fazê-lo!
Às 23h nosso ônibus saiu e o Elio não passou mais mal, ainda bem…
Mais dicas do que fazer em Huaraz e região:
Aclimatação na Laguna Uruscocha
Trekking Santa Cruz primeiro dia
Trekking Santa Cruz Campo Base Alpamayo dia 2
Trekking Santa Cruz Paso Union dia 3
Trekking Santa Cruz último dia Paso Portachuelo
Nevado Pisco Campo Base Pisco dia 1
Nevado Pisco Campo La Morrena dia 2
Arriba Elio! Adelante Carlinha!!! Bons tours pra vocês, achei a lagoa 7 cores tão miudinha… Era uma lagoita 🙂
Melhoras, o estomago padece nestas andanças… Mas logo se recupera! Boa sorte e boas caminhadas!
Márcia
Obrigada Marcithia!
A laguna 7 colores é uma 'furada' mesmo, kkkkk!
Bjs