PETAR – Núcleo Ouro Grosso e Santana

21 de outubro de 2012

No último feriado fomos até as cavernas do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) que fica aqui próximo (150 km de Iguape e 320 km de São Paulo), no município de Iporanga no Vale do Ribeira. Conhecemos as Cavernas Morro Preto, do Couto, Santana e Água Suja (Núcleo Santana) e Caverna Ouro Grosso e Alambari de Baixo (Núcleo Ouro Grosso). Eu já conhecia algumas, mas mesmo assim foi ótimo retornar…

Nos hospedamos na Pousada da Diva, simples, organizada e com ótimas refeições caseiras. Na diária está incluso o café da manhã, lanche de trilha (completo) e o jantar. A pousada fica no bairro da Serra, sentindo Iporanga Apiaí, um bairro repleto de pousadas pois fica ao lado da entrada do Petar Núcleo Ouro Grosso e próximo ao Núcleo Santana.
Contratamos o serviço de guia pelo Parque Aventuras junto com translado, para evitar problemas de estacionamento no parque. Para entrar nas cavernas é necessário guia. O nosso guia foi o formidável Joilson, mais conhecido como Jô, paciente e calmo!

No primeiro dia (12/10/12), chegamos a Iporanga as 7 horas da manhã, tomamos café e seguimos ao Núcleo Santana. A caverna Santana é a menina dos olhos do Parque e a mais requisitada pelos visitantes, por isso em feriados pode ser difícil conseguir marcar hora para fazer sua visitação. Chegamos no Parque as 9 horas e só tinha horário para saída a Santana as 13h. Como o mesmo grupo só pode marcar e fazer uma caverna por vez, resolvemos fazer a Morro Preto e do Couto primeiro e deixar a Santana para o dia seguinte, chegando mais cedo no Parque.

Trilhas fáceis, Rio Betari com águas translúcidas e muita vegetação de Mata Atlântica intocada!

Depois marcamos e fizemos a Caverna do Couto, um túnel natural que atravessa o morro. A saída da caverna é linda!

Resolvemos sair do Núcleo Santana e fomos até o Núcleo Ouro Grosso para fazer Alambari de baixo. Da minha última visita ao Petar, sem dúvida essa tinha sido a melhor caverna que eu tinha feito, mas infelizmente, a melhor parte dessa caverna foi interditada, que era a parte em que você fazia a travessia dentro da água, com água no pescoço apenas se segurando a uma corda acima de sua cabeça… A saída também era linda: túnel do aborto, onde havia apenas 40×40 cm para você passar… Mas desta vez fomos até o início do rio dentro da caverna e voltamos… O guia disse que em breve a parte interditada será reaberta!

Voltamos a pousada, jantamos e fomos descansar!

No segundo dia (13/10/12), chegamos 8:00 na entrada do Parque e já havia um fila de uns 5 carros e conseguimos marcar Santana para as 10 horas. A caverna Santana é linda mesmo, vale a pena esperar…

Depois seguimos pela linda trilha ao lado do Rio Betari e fomos até a caverna Água Suja. Essa caverna é feita praticamente toda dentro da água. Outra trilha em rio que fizemos na região, foi o Vale das Ostras. Ao final, para se chegar a cachoeira, é necessário passar por um corredor com água na cintura. Vale a pena! No final da trilha do Betari há duas cachoeiras que ficarão para a nossa próxima visita a região…

Voltamos a pousada, jantamos e fomos descansar…

No terceiro dia (14/10/12), fizemos a caverna Ouro Grosso, a mais radical de todas as cavernas… Apertadíssima, com sobes e desces incríveis e claro uma maravilhosa cachoeira no final, onde o Elio se deliciou num maravilhoso banho…

O guia nos disse que essa caverna é deixada por último, pois por ser tão rústica os turistas podem ficar impressionados e desistirem de fazer as outras cavernas… Com certeza a gente discorda disso! É a melhor de todas visitadas!

No retorno fizemos o boia cross no Rio Betari, com nível fácil mas muitas corredeiras legais… Vale a pena!
Almoçamos na pousada e voltamos para casa.
No parque há 14 cavernas abertas a visitação, só conhecemos 5 delas, por isso voltaremos em breve e tentaremos fazer todas possíveis.

11 comentários sobre “PETAR – Núcleo Ouro Grosso e Santana

  1. Os caminhantes

    Oi amiga!!!
    Lindo lugar!!! Nos perguntamos por que não fizemos este Parque ainda???
    Neste próximo feriado (dia 2), vamos visitar o Núcleo Caboclos, com nosso amigo Robson, que é monitor no Parque Intervales e está insistindo para que façamos a visita, então, lá vamos nós!
    Mas com certeza adoramos as dicas aqui e precisamos conhecer todas essas cavernas também!!
    Um grande beijo!!
    Marcia

  2. Rafael Peroni

    Oi Carla, tudo bem?

    Muito massa o lugar! Tenho vontade de conhecer o Petar, mas ainda não tive oportunidade para isso! Altas fotos hein! Paisagem belíssima!!

    Parabéns pelo site! Quando eu for viajar já sei com quem pegar algumas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *