21 de outubro de 2012
No último feriado fomos até as cavernas do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) que fica aqui próximo (150 km de Iguape e 320 km de São Paulo), no município de Iporanga no Vale do Ribeira. Conhecemos as Cavernas Morro Preto, do Couto, Santana e Água Suja (Núcleo Santana) e Caverna Ouro Grosso e Alambari de Baixo (Núcleo Ouro Grosso). Eu já conhecia algumas, mas mesmo assim foi ótimo retornar…
Nos hospedamos na Pousada da Diva, simples, organizada e com ótimas refeições caseiras. Na diária está incluso o café da manhã, lanche de trilha (completo) e o jantar. A pousada fica no bairro da Serra, sentindo Iporanga Apiaí, um bairro repleto de pousadas pois fica ao lado da entrada do Petar Núcleo Ouro Grosso e próximo ao Núcleo Santana.
Contratamos o serviço de guia pelo Parque Aventuras junto com translado, para evitar problemas de estacionamento no parque. Para entrar nas cavernas é necessário guia. O nosso guia foi o formidável Joilson, mais conhecido como Jô, paciente e calmo!
No primeiro dia (12/10/12), chegamos a Iporanga as 7 horas da manhã, tomamos café e seguimos ao Núcleo Santana. A caverna Santana é a menina dos olhos do Parque e a mais requisitada pelos visitantes, por isso em feriados pode ser difícil conseguir marcar hora para fazer sua visitação. Chegamos no Parque as 9 horas e só tinha horário para saída a Santana as 13h. Como o mesmo grupo só pode marcar e fazer uma caverna por vez, resolvemos fazer a Morro Preto e do Couto primeiro e deixar a Santana para o dia seguinte, chegando mais cedo no Parque.
Trilhas fáceis, Rio Betari com águas translúcidas e muita vegetação de Mata Atlântica intocada!
Depois marcamos e fizemos a Caverna do Couto, um túnel natural que atravessa o morro. A saída da caverna é linda!
Resolvemos sair do Núcleo Santana e fomos até o Núcleo Ouro Grosso para fazer Alambari de baixo. Da minha última visita ao Petar, sem dúvida essa tinha sido a melhor caverna que eu tinha feito, mas infelizmente, a melhor parte dessa caverna foi interditada, que era a parte em que você fazia a travessia dentro da água, com água no pescoço apenas se segurando a uma corda acima de sua cabeça… A saída também era linda: túnel do aborto, onde havia apenas 40×40 cm para você passar… Mas desta vez fomos até o início do rio dentro da caverna e voltamos… O guia disse que em breve a parte interditada será reaberta!
Voltamos a pousada, jantamos e fomos descansar!
No segundo dia (13/10/12), chegamos 8:00 na entrada do Parque e já havia um fila de uns 5 carros e conseguimos marcar Santana para as 10 horas. A caverna Santana é linda mesmo, vale a pena esperar…
Depois seguimos pela linda trilha ao lado do Rio Betari e fomos até a caverna Água Suja. Essa caverna é feita praticamente toda dentro da água. Outra trilha em rio que fizemos na região, foi o Vale das Ostras. Ao final, para se chegar a cachoeira, é necessário passar por um corredor com água na cintura. Vale a pena! No final da trilha do Betari há duas cachoeiras que ficarão para a nossa próxima visita a região…
Voltamos a pousada, jantamos e fomos descansar…
No terceiro dia (14/10/12), fizemos a caverna Ouro Grosso, a mais radical de todas as cavernas… Apertadíssima, com sobes e desces incríveis e claro uma maravilhosa cachoeira no final, onde o Elio se deliciou num maravilhoso banho…
O guia nos disse que essa caverna é deixada por último, pois por ser tão rústica os turistas podem ficar impressionados e desistirem de fazer as outras cavernas… Com certeza a gente discorda disso! É a melhor de todas visitadas!
No retorno fizemos o boia cross no Rio Betari, com nível fácil mas muitas corredeiras legais… Vale a pena!
Almoçamos na pousada e voltamos para casa.
No parque há 14 cavernas abertas a visitação, só conhecemos 5 delas, por isso voltaremos em breve e tentaremos fazer todas possíveis.
Oi amiga!!!
Lindo lugar!!! Nos perguntamos por que não fizemos este Parque ainda???
Neste próximo feriado (dia 2), vamos visitar o Núcleo Caboclos, com nosso amigo Robson, que é monitor no Parque Intervales e está insistindo para que façamos a visita, então, lá vamos nós!
Mas com certeza adoramos as dicas aqui e precisamos conhecer todas essas cavernas também!!
Um grande beijo!!
Marcia
Oi Marcia!
Também queremos conhecer em breve o Núcleo Caboclos… Tem tanta coisa pra gente ver, né? Falta tempo (e dinheiro, kkkk).
Bjs!
Carla
Lindas fotos, amiga! Adoro visitar cavernas, mas confesso que tenho um pouquinho de medo. rs
Petar está na lista de lugares para conhecermos um dia, mas agora esse dia vai demorar um pouquinho, né. rs
Bjs
Obrigadinha Cris! Vai demorar um pouquinho, mas terá uma linda companhia!!!!
Bjs!
Oi Carla, tudo bem?
Muito massa o lugar! Tenho vontade de conhecer o Petar, mas ainda não tive oportunidade para isso! Altas fotos hein! Paisagem belíssima!!
Parabéns pelo site! Quando eu for viajar já sei com quem pegar algumas dicas!
Oi Rafa!
Que legal a sua visita aqui no blog!
Sim, sim… Quando quiser ajuda em algum destino que eu já fiz, pode contar comigo!!!
Bjs e volte sempre!
Nossa, muito legal o seu relato, amo esse lugar, quero voltar!!! Já fui para o Petar, coloquei algumas dicas e fotos no meu blog http://casalnomade.blogspot.com.br/
🙂
Obrigada Jéssica e Raul. Vou visitar o blog de vocês… Voltem sempre!!!!
Bjs
Carla
eu queria conhecer.
queria visitar esses lugares.
Legal!