03 de janeiro de 2020 – Cume do Cerro Plata
Saindo de Hoyada
Decidi não encarar o dia de hoje. Minha pressão arterial não baixou, continuou 16×10, como no dia anterior e fiquei com medo de se agravar ainda mais á medida que eu subisse. Por isso, fiquei sozinha no acampamento Hoyada.
O pessoal saiu às 4h da manhã e pude acompanhar o progresso deles até as 9h, quando chegaram ao colo que liga o Cerro Plata ao Cerro Vallecitos. Dali em diante eles seguiram por uma encosta que eu não tinha mais acesso de visão.
O Elio relatou que momentos antes do amanhecer ventou muito forte e todos pararam para se abrigar melhor. Depois que o vento parou, passaram por uma encosta de pedras soltas, bem íngreme e exposta, por onde caminharam cerca de 15 minutos.
O Elio registrou tudo em fotos. As do amanhecer até o colo de intersecção dos cerros foram essas:
Subida sem fim
Após o colo, intersecção entre os cerros, caminha-se por um grande platô, suavemente inclinado, contornando a montanha até chegar ao último trecho, que é uma subida de 3h ao cume.
O Cerro Plata não é técnico. O que o torna difícil é sua aproximação, muito longa. São 6 km de subida em 9 horas. E o percurso completo são 12 km em 12 horas, com um desnível de quase 1400m. Muita coisa para um dia só. Dos 12 clientes do Gente de Montanha que estavam conosco, 9 chegaram ao cume.
Pelo caminho, quando o dia ainda estava com poucas nuvens, o Elio avistou e fotografou o Cerro Aconcágua ao longe e ficou bem emocionado, já que este era seu maior objetivo nessa temporada.
Restos mortais do helicóptero à esquerda da foto.
Cume do Cerro Plata
Há uns 80m do cume encontra-se uma carcaça de um helicóptero que caiu ali em 1996, devido a uma rajada de vento forte. Duas pessoas morreram. Os restos do helicóptero estão parcialmente soterrados na neve.
Às 13h, mais ou menos, o grupo chegou ao cume. Foi uma festa só. O tempo começou a fechar e a vista ficou um pouco prejudicada. Mas nada conseguia tirar o sorriso do rosto de todos que conseguiram esse feito. Parabéns! 5.964m de altitude. Uau!
Descendo o Cerro Plata
A descida sempre é mais rápida. Tudo o que eles levaram 9 horas para subir, desceram em 3 horas. Incrível. No início da descida do colo ao acampamento, começou uma forte tormenta com ventos fortes e nevasca. Chegaram no acampamento Hoyada às 16h, cansados, mas felizes.
Jantamos e fomos descansar.