17 de novembro de 2019
Cachoeira Lago Azul
Saímos cedinho de Itararé com os guias da Pisa Trekking, e fomos até o município vizinho Jaguariaíva, no Paraná. Lá fomos até o Parque Municipal Lago Azul, criado em 1997, onde tem 3 lindas cachoeiras no rio Lajeado Grande. A primeira delas é a que dá nome ao parque. A entrada é gratuita.
A queda tem cerca de 20 metros de altura, em forma de escadaria. O poço para banho é grande e fundo e a água é cristalina e gelada. Ali pode-se praticar mergulho e rapel. Alguns aventureiros mais corajosos arriscaram um banho.
Cachoeira das Andorinhas
Subimos a encosta a direita da cachoeira Lago Azul por quase 30 minutos e chegamos na parte alta da cachoeira e mirante. Ali encontramos a Cachoeira das Andorinhas, linda queda de 12 metros de altura e com ótima área para banho com piscinas naturais.
As andorinhas que moram por ali fizeram uma revoada assim que chegamos.
Cachoeira Véu da Noiva por cima
Ao lado da Cachoeira das Andorinhas fica o Véu da Noiva, com 40 metros de altura, que cai no Cânion do rio Lajeado Grande. O lugar é tão acidentado que não conseguimos ver o fim da queda. A área permite rapel.
Após a visita ao parque, voltamos para casa.
Impressões dessa aventura:
Deliciosos banhos de cachoeira com águas cristalinas para recarregar as energias. As cachoeiras mais bonitas não ficam no município de Itararé SP e sim em Sengés e Jaguariaíva PR. Mas essas duas últimas não possuem estrutura para receber o turista, por isso Itararé é tão importante nessa rota. A maioria dos rios que cortam essa área fazem parte do vale do Itararé, por isso esse roteiro tem o nome: Cachoeiras do Vale do Itararé. Ideal para praticantes novatos em trilhas, pois as caminhadas são leves e com pernoite em hotel.