Oi amigos!
Hoje começo a postar mais uma aventura: o trekking de 7 dias e 6 noites Cedros Alpamayo, na Cordilheira Branca no Peru. Como é a nossa terceira vez na região, vou apenas focar na aclimatação e na travessia propriamente dita, mas caso você queira saber como chegar em Huaraz desde Lima, veja nesse post de 2012 e nesse post de 2011.
28 de julho de 2013
Aclimatação em Huaraz
Nosso trekking de aclimatação foi mais fácil dessa vez. Acertamos com o Scheler e Rut da Artizon Trek 2 dias de aclimatação, mas diferente de Laguna Churup, uma vez que das duas últimas vezes nossa aclimatação foi para lá (veja aqui em 2012 e 2011).
Nosso primeiro dia de aclimatação foi apenas descida! Seguimos de carro pela Cordilheira Negra que faz a travessia de Huaraz até Carrizal, já no litoral do Pacífico. Paramos em Coris a uma altitude de 4000 metros e descemos até o povoado de Chincay a 3200 metros, cerca de 800 metros de desnível. No povoado Chincay a gente pegou uma van e foi até a cidade de Huaraz. Super tranquilo, sem dores de cabeça ou sangramento de nariz. E claro, as paisagens deslumbrantes da Cordilheira Branca ao fundo.
A noite encontramos no restaurante “Encuentro” um casal de amigos virtuais Rogério e Júlia que conhecemos através daqui do blog, dando dicas para Huaraz e ainda o amigo virtual Alexandre que também nos conhecemos via o site mochileiros.com com ajuda no tópico sobre Huaraz. O mais legal é que o casal e o Alexandre se conheceram uns dias antes em Huaraz e descobriram ‘nossa’ amizade em comum sem querer… Adoro isso!
Ficamos no Hotel Casa Blanca de novo, simples mas tem um ótimo preço e ótima localização.
Veja mais episódios dessa série na Cordilheira Branca:
Aclimatação na Laguna Uruscocha
Trekking Santa Cruz primeiro dia
Trekking Santa Cruz Campo Base Alpamayo dia 2
Trekking Santa Cruz Paso Union dia 3
Trekking Santa Cruz último dia Paso Portachuelo
Nevado Pisco Campo Base Pisco dia 1
Nevado Pisco Campo La Morrena dia 2
Laguna 69 desde o Campo Base Pisco
Oi amiga!!!
Carla, fiquei curiosa com uma coisa: vcs não passam mal com a altitude mesmo??? Digo, chegam a 4.000 m de uma vez e tudo bem?? Será que é porque vcs já acostumaram com a altitude?
Penso várias vezes em voltar ao Peru e pensamos em Bolívia, mas passamos tão mal em Salkantay que estamos amadurecendo um pouco as idéias…
Bjs!!
Marcia
Oi Márcia!
Os dois dias de aclimatação, subindo a 4mil e descendo a 3300m onde dormimos em Huaraz ajuda muito na aclimatação. No terceiro dia que a gente dorme a 4200m. Mas a gente vai subindo aos poucos… Nessa travessia, como ainda vou relatar, o acampamento mais alto foi a 4600m no sexto dia. Eu passo mal ainda quando durmo a 4600m, minha cabeça doi, meus lábios e minhas mãos incham, sangra meu nariz… Acho que não existe muito disso de o corpo se acostumar com altitude, cada vez que vou sofro tudo de novo… Mas acho que a cada vez que vou sofro um pouco menos. O segredo é aclimatar no mínimo 2 dias (subir de 3500m a 4500m e voltar a dormir a 3500m). Espero ter ajudado! Bjs
Olá Carla!
Acho o seu site muito legal e já peguei muitas dicas aqui quando fui para a Patagônia!
Desta vez estou indo para Huaraz e gostaria de saber se posso deixar pra programar os passeios com a Artizon quando chegar lá, ou se tenho que agendar com antecedência.
Obrigado e parabéns pelo site!
Olá Daniel! Que bom que o site tem te ajudado a preparar seus roteiros de aventura pela América do Sul! Esse é o nosso principal objetivo!
Sim, você pode entrar em contato com o pessoal da Artizon lá mesmo, o Scheler ou a Rut sempre estão por lá para atender os montanhistas e trekkers. Qualquer coisa me escreva por e-mail. Até mais! Carla
Muitíssimo obrigado!
Carla,
Parabéns pelo blog.
Gostaria de saber se é possível fazer algum trekking na região de Huarezz em Outubro, qdo tenho férias >
Obrigado
Luis Fernando
Oi Luiz Fernando!
Obrigada pelo comentário!
Bom, a temporada no Peru é de julho a novembro, então você ainda vai pegar tempo bom por lá em outubro… Boa viagem e qualquer coisa estarei por aqui…
[]'s
Carla