23 de março de 2019
Chegando em Ubatuba
Saímos de São Paulo com a van fretada pelo pessoal da Pisa Trekking, e com o guia Ricardo, fomos para mais essa aventura pelo litoral norte de São Paulo. Apesar de ser uma trilha de fácil navegação, preferimos fazer com uma agência devido a logística, já que na verdade essa trilha é uma travessia e o início dela fica a 12 km de distância do local de término. Mas nada impede de fazê-la, basta se programar, voltar de barco ou de transporte público.
Ubatuba conta com mais de 100 praias lindíssimas e já tínhamos conhecido algumas delas na trilha das Praias Desertas, em 2011. A 250 km de São Paulo é uma ótima opção para quem quer curtir trilhas em meio a Mata Atlântica e praias quase vazias.
A trilha das 7 Praias de Ubatuba tem aproximadamente 9 km e passa pelas praias: Oeste, Peres, Bonetinho, Bonete, Deserta, Cedro e Fortaleza. Vamos conhecer cada uma delas?
Início no Recanto da Lagoinha
Chegamos às 10 da manhã no Condomínio Recanto da Lagoinha, local de entrada na trilha. A van que nos deixou ali, seguiu até a Praia de Fortaleza para fazer nosso resgate ao final do dia. O Condomínio libera o acesso a praia, basta deixar seu nome e RG na portaria. A trilha começa à esquerda da praia, passando ao lado do Rio Lagoinha com uma linda lagoa para dar as boas vindas aos aventureiros.
Praia do Oeste
As 4 primeiras praias que seguem pela trilha são bem próximas e com bastante banhistas, por causa do fácil acesso. A Praia do Oeste é pequena, tem ondas tranquilas e no canto da orla tem área com pedras. Há ambulantes e pequenas lanchonetes que funcionam no verão e feriados.
Praia do Peres
Coladinha à Praia do Oeste, também tem águas calmas e encosta com rochas. Possui alguns bares e ambulantes. Tem um riacho com água doce, cristalina. Também é bastante visitada na temporada.
Bonetinho
Também tem quiosques na praia, as ondas são um pouco mais fortes, mas a cor da água continua com um tom azul sem igual. Aqui tem passeios de barcos e alguns até levam direto à Praia da Fortaleza.
Praia do Bonete
Uma das maiores orlas de todo o circuito, a Praia Grande do Bonete possui uma vila de moradores/pescadores. Possui restaurantes, acomodações e sem dúvida é a praia mais agitada de toda travessia.
Tem uma trilha que corta desde a Vila Grande do Bonete até a praia de Fortaleza, com quase a mesma quilometragem que a trilha pela costa.
Ali no Bonete almoçamos em um dos restaurantes locais e por ser aniversário do Elio, o guia combinou com a dona do restaurante, para fazer um bolinho. Que fofo! Teve até vela!
Praia Deserta
Saindo do Bonete, passamos por uma pequena trilha com subida forte de 5 minutinhos e chegamos à Praia Deserta. A vista lá de cima é linda! A descida é forte também e tem até corda para auxiliar pela trilha. Como havia chovido nos últimos dias, estava bem escorregadio.
Praia do Cedro
Pequena orla e com pouco espaço na areia. Muitas pedras e paisagem bucólica. As ondas são mais fortes. Nem parece uma praia…
Pontão e Praia da Fortaleza
Esse é o único trecho dessa travessia que se parece com uma trilha ‘normal’, pois entramos dentro da mata e caminhamos pela floresta por mais de 1 hora, os 3 km de distância entre a Praia do Cedro à Fortaleza.
A trilha é fácil a moderada, dependendo do condicionamento físico. Há subidas e descidas. Antes de chegar a Praia da Fortaleza há uma linda ponta de pedras avançando mar adentro. Ficamos ali curtindo o final de tarde.
Do Pontão da Fortaleza até a praia da Fortaleza são menos de 500m e a van já estava ali nos esperando para voltarmos a São Paulo. E assim finalizamos a Trilha das 7 Praias de Ubatuba.
Impressões do destino
A trilha das 7 praias é considerada fácil para iniciantes, principalmente até a Praia do Cedro. A parte mais ‘difícil’ seriam esse últimos 3 km de trilha mata adentro, que podem ser feitas por pessoas que tem certo condicionamento físico. Esse trecho final não indico fazer com crianças, mas o restante da trilha é possível sim.
Uma ótima opção para quem mora em São Paulo e quer ter um final de semana diferente, já que agrega praia e montanha em um só destino. Vale a pena!
Olá Carla e Elio
Conheci vocês neste passeio/trilha/praias.
Após quase um ano encontrei seu vlog e site.
Maravilha de fotos e relato.
Relembrei tudo. Parece que foi ontem.
Vocês são 10. Ou melhor, casal 20
Espero encontrá-los novamente. Por enquanto vou seguindo no andando por aí.
Abraços
Oi Luiz. Que bom que nos encontrou. Antes tarde do que nunca. Obrigada pelo carinho e volte sempre. Espero nos reencontrar em breve. Abraço.