Cachoeira do Gavião no Parque Nacional Serra do Cipó
12 de outubro de 2013
No último feriado fomos conhecer o Parque Nacional Serra do Cipó (mais um para o Projeto Parques Nacionais do Brasil), em Santana do Riacho, Minas Gerais. Fizemos de São Paulo a Belo Horizonte (BH) pela Azul (minha primeira vez) e achei a aeronave e o serviço de bordo ótimos.
Chegando em BH
Chegando em BH às 7:20 h da manhã, o Rodrigo da agência de Ecoturismo Bela Geraes estava nos esperando para o translado até a Vila Cipó, onde ficaríamos na Pousada da Serra (quartos simples, limpos, piscina e ótimo café da manhã tipo buffet). Fazer o transfer com ele saiu mais barato que alugar um carro ou ir de ônibus (2 pessoas) até Santana do Riacho, sem contar a vantagem de não precisar andar 80 km a mais indo de Confins a BH e voltando, uma vez que a estrada para a Serra do Cipó é a mesma que vai para o aeroporto.
Chegando em Santana do Riacho
Chegamos na pousada às 9 h e depois de nos instalarmos tomamos o café da manhã. Saímos as 9:30 h para nossa primeira trilha: Cachoeira do Gavião e Andorinhas, dentro do PARNA Serra do Cipó. O guia Rafael nos acompanhou (tranquilo e apaixonado pelo que faz) e ainda uma nova amiga de SP. Essa trilha pode ser feita sem guia, mas caso queiram, como a gente, recomendamos a Bela Geraes. Fomos de 4×4 até a entrada secundária do Parque e depois de nos registrarmos fizemos uma caminhada de 1:30h (7km) até a Cachoeira do Gavião.
Cachoeira do Gavião
A caminhada é tranquila e bonita. A Cachoeira do Gavião estava com a água muito gelada, mal colocamos nossos pés na água… Ficamos por lá cerca de 1hora.
Cachoeira Andorinhas
Depois seguimos por mais uns 15 minutos e chegamos na Cachoeira Andorinhas. Para chegar nela você entra em um cânion de pedras muito bonito, que nos rendeu belas fotos. A Cachoeira das Andorinhas é linda e a água estava igualmente fria. Nada de banho! Ficamos mais 1h por lá e depois retornamos.
O caminho de volta fizemos no mesmo tempo e com uma paradinha estratégica no rio para um rápido banho, pois o sol estava muito forte em cima das nossas cabeças e o banho foi inevitável.
Voltamos a vila e fomos almoçar (almoço tardio) no Restaurante Paiol, ótima comida caseira com forno a lenha, tipo self-service. Voltamos a pousada e fomos descansar.
Outras dicas de atrações no Parque Nacional Serra do Cipó:
Cachoeira Congonhas e Véu da Noiva
Tabuleiro por baixo e Cachoeira Três Barras
Oi, Carla. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Uhu!!!!
Obrigada Natalie!!!!!
Bjs
Oi amiga!!!
Adoro esse pedaço de Minas!!
Na última visita não deu tempo de passar pela Cachoeira das Andorinhas, mas pude visitar na primeira vez em que estive lá e acho que é um dos visuais mais bonitos que existem!
Um beijo!
Marcia
Carla e Hélio, agora sim vocês vieram a Minas o lugar para andar e ver a vida passar. Também estamos querendo dar uma volta, direito, na serra do cipó. #muitomaneiro.
Márcia! Sim o lugar é lindo mesmo… Tem que voltar mesmo!
Irmaox!
Minas é tudo de bom!!!!!
Bjs
Tem que ir na Cachoeira da farofa. 8.5km desde a portaria principal do parque. Lindíssima.
Sim! Fomos também! Olha nossas fotos e relato: http://www.expedicaoandandoporai.com/2015/06/cachoeira-farofa-de-cima-na-serra-do-cipo.html