Lapinha da Serra
15 de outubro de 2013
Acordamos cedo e o guia Tiago da Bela Geraes nos levou pela estrada que vai a Santana do Riacho e de lá seguimos por outra estrada (de chão) até Lapinha da Serra. A estrada é tranquila e carros baixos conseguem fazer o percurso sem problemas, a não ser que chova muito, pois as poucas subidas são bem inclinadas. A vila é pequena, tem restaurante, mercado e muitas casas de veraneio.
Deixamos o carro na vila e seguimos a pé até a Lagoa da Represa onde pegaríamos o barco até a outra margem.
Ao sair do barco caminha-se por cerca de 10 minutos, uma pequena subida e pode-se apreciar as Pinturas Rupestres da Lapinha, um sítio arqueológico de mais de 7 mil anos, com pinturas de veados do cerrado, pessoas e peixes.
Voltamos ao barco e navegamos até a lagoa adjacente para chegar ao mirante. Uma caminhada de 40 minutos, sendo os últimos 10 minutos de subida. Linda a vista do mirante.
Descemos e fomos nos refrescar no Poço dos Reflexos, com suas águas escuras e geladas. Voltamos ao carro e no caminho de volta almoçamos na Dona Tereza e Sr. Zé Branco uma deliciosa comida caseira (Restaurante Luar da Serra). Voltamos a cidade e fomos descansar.
Outras dicas de atrações no Parque Nacional Serra do Cipó:
Cachoeira Congonhas e Véu da Noiva