14 de novembro de 2013
Piscinas Naturais do Atalaia em Fernando de Noronha
Logo cedo o pessoal da Costa Azul Receptivo nos pegou na pousada e nos levaram até a entrada para a Praia e as Piscinas Naturais do Atalaia. Essa piscina fica dentro do Parque e por isso é necessário levar o cartão de acesso. Os grupos são fechados com 30 pessoas e a ordem é a de chegada. Nosso grupo desceu as 9:00h, após uma breve palestra de um voluntário da ICMBio. Nas piscinas é necessário estar de coletes e esses podem ser adquiridos na beira da praia por R$ 5,00 cada. Da entrada do Parque até as piscinas são quase 40 minutos de descida e a visão ao se chegar a praia é maravilhosa.
Nas piscinas ainda há outro voluntário do Parque que controla o tempo de mergulho (apenas 30 minutos) e instrui quanto a não pisar nos corais. As águas estavam cristalinas. Havia polvos, moréias, centopéias do mar e 3 filhotes de tubarão lixa. Emocionante!
Trilha do Atalaia
Depois do mergulho, seguimos com a nossa guia pela trilha do Atalaia longa, que seguiria das piscinas até a Praia das Caieiras, próximo ao porto. A trilha é fácil mas tem uma parte com muitas pedras. O trecho é muito lindo, com as encostas, o vento, a cor do mar…
Praia de Caieira
Chegamos na Praia de Caieira e ficamos por ali para curtir a tarde na praia do Porto. Almoçamos no Museu do Tubarão. Ótima comida e bem servidos. Depois do almoço fomos até a ponta da ilha avistar as Ilhas Secundárias e a Capela de São Pedro dos Pescadores.
Praia do Porto
Ficamos até o entardecer na Praia do Porto, procurando um navio naufragado que estava por lá, mas não achamos. Ficamos com medo de seguir muito pro fundo, pois o mar estava puxando ainda um pouco. Nessa praia há salva vidas. A água estava um pouco turva, dificultando as fotos. Voltamos a pousada, jantamos e fomos descansar.
Maravilhosas Imagens!!!