26 de dezembro de 2013
Desde a algum tempo queríamos fazer o Trekking do Descobrimento no sul da Bahia, mas ao estudarmos a logística do trekking percebemos que o translado até Cumuruxatiba era difícil e preferimos solicitar uma das empresas mais especializadas em travessias no Brasil e no mundo: PISA TREKKING e não nos arrependemos!
O encontro do grupo foi em São Paulo, na estação de metrô Vergueiro, onde um ônibus fretado nos esperava. Saímos as 7h da manhã rumo a Itamaraju, cerca de 23h de estrada. O grupo estava composto de 25 clientes e 4 guias. Na estrada pegamos um pouco de congestionamento e a viagem levou aproximadamente 26h.
27 de dezembro de 2013
Chegamos em Itamaraju as 7h da manhã e o ônibus de linha que nos levaria até Cumuruxatiba já tinha saído. Os guias da PISA agilizaram vans fretadas para nos levar os 50 km de estrada de chão que separam as duas cidades. Esse trecho leva cerca de 2 horas. Deixamos uma parte da nossa bagagem no ônibus, para a segunda parte dessa aventura (Península do Maraú e Itacaré) que resgataríamos em Trancoso ao final do trekking. A estrada estava em condições ruins por causa das últimas chuvas. Chegamos ao local da saída do trekking (Restaurante Tempero da Dalva) ao meio dia e tomamos o café da manhã que nos aguardava. Depois de bem alimentados, começamos o trekking de 14 km até o nosso primeiro acampamento na Barra do Cahy. Nesse trecho andamos em torno do Parque Nacional do Descobrimento.
Foram 5 h de caminhada com imagens lindas das praias e falésias e muita travessia de riachos (inclusive em alguns trechos preferi andar descalçada para agilizar o ‘põe e tira’ do tênis em cada travessia). Chegamos no acampamento Fazenda Santa Rita as 18h. O camping é bem arborizado e com boa estrutura de banheiros, próximo ao mar. Jantamos no restaurante do próprio camping.
Que legal! Deve ser interessante a experiência de fazer trekking em grupo.
Que paisagens lindas, hein!
Mais uma vez uma super expedição! rs
Bjs
Sim Cris! Em grupo tudo fica mais divertido!
Obrigada pelo carinho!
Bjs
Massa! Estou querendo fazer esse trekking também. Poré, estou pensando em sair de prado e ir até porto seguro. Eu e mais um. Tem alguma dica ?
Abraço
Olá Gabriel!
Que legal, será uma bela jornada, tenho certeza!
Não fiz esse trecho, por isso não posso te ajudar com dicas de percurso.
Mas as dicas gerais são: faça a logística certa para não ficar sem água, use e leve protetor solar, faça de camiseta manga longa e use sempre um chapéu ou boné.
Espero que sua trip seja maravilhosa!
Abraços
Olá Gabriel
Já fez esse trekking? Estou querendo fazer de bike…alguma dica?