03 de março de 2014
Depois de uma noite bem dormida e do ótimo café da manhã na pousada do Pepeco (agendada pelo pessoal da Maitaca Ecoturismo), o grupo se dividiu. Um guia e 3 trekkers resolveram ir de barco até a Praia de Martim de Sá e outro grupo com dois guias e 4 trekkers foram andando, uma vez que a caminhada de hoje era considerada pesada. E confesso que foi mesmo!
Segui com o grupo que foi caminhando junto com meu pai e o Elio. Aliás, meu pai foi um guerreiro, pois realmente esse trecho foi forte, por causa das diversas subidas íngremes e descidas acentuadas. De Ponta Negra a Cairuçu deu 1:50 h de subida e 1:40 h de descida. No meio do caminho, encontramos o pessoal da Pisa Trekking, os guias Rafael e Ricardo (que nos guiaram no Trekking do Descobrimento no início desse ano) com um grupo que estava fazendo o caminho inverso ao nosso, nessa mesma travessia.
Trilha de Ponta Negra a Cairuçu das Pedras |
Cairuçu das Pedras
A primeira praia que paramos é a magnífica Cairuçu das Pedras. Que praia linda! De cima do morro ou na areia da praia, a expressão era a mesma: admiração extrema! Ficamos cerca de 1 hora nesse paraíso! Lanchamos, tomamos banho de mar e para tirar a água salgada do corpo, há uma mangueira com água doce para você se lavar. Há um barraco de pescador que vende cerveja e refrigerantes. Não entendo como essa linda praia não está na lista das 10 praias mais lindas do Brasil…
Vista de cima do morro de Cairuçu das Pedras |
Cairuçu das Pedras |
Me refrescando nas águas transparentes de Cairuçu |
Saímos de Cairuçu as 12:30 h e seguimos com a caminhada, um pouco mais leve, mas com muitas subidas e descidas íngremes até chegar na Praia de Martim de Sá, chegando lá às 14:30 h. Essa praia é agitada e cheia. Há pontos de comércio no camping, além de restaurante. Encontramos o restante do grupo para seguir até o Pouso da Cajaíba, nosso ponto final da caminhada, mas não o local de camping. Implorei para meu pai, que apresentava certos traços de cansaço, a seguir de barco junto com as mochilas, para nos poupar do peso delas nesse último trecho. Meu pai aceitou e seguimos leves até o Pouso.
Deixando Cairuçu das Pedras |
Trilha de Cairuçu a Martim de Sá |
Martim de Sá ao fundo |
Os trekkers chegando em Martim de Sá |
Pouso da Cajaíba
A vista de cima do morro ao chegar no Pouso da Cajaíba é lindo! De Martim de Sá até aqui deu 2:50 h, com uma subida e descida interminável. Não sei se conseguiria fazer esse trecho com as mochilas… No Pouso, encontramos meu pai e seguimos de barco até a Praia Grande da Cajaíba, onde ficava nosso camping, Camping do Altamiro.
Deixando Martim de Sá |
Chegando no Pouso da Cajaíba |
Do Pouso da Cajaíba até a Praia Grande, a viagem durou cerca de 15 minutos, o que a pé daria cerca de mais 1 hora de caminhada. No Camping do Altamiro armamos nossas barracas e depois do banho fomos jantar no Restaurante Jandira, um jantar ótimo, bem servido e comida saborosa. Retornamos as barracas e fomos descansar.
O mapa da aventura de hoje |
Olá,
eu e uns amigos estamos querendo fazer esta travessia. Que app vcs usaram para se localizar? Ou usaram o velho mapa e bússola?
abraço
Fomos com GPS da Garmin com o mapa da trilha que vem no histórico dele. Mas super tranquila a travessia, quase nem usamos o GPS
Da pra fazer de boa, faço sempre a cada dois meses