15 de junho de 2014
Depois do café da manhã simples do Hotel Formigas na Figueira fomos até a entrada do Parque Estadual do Guartelá, onde fica a agência do nosso mais novo amigo Manoel Itaimbé do Guartelá, para iniciar nossa aventura de hoje. Como choveu a noite, a Trilha das Pinturas Rupestres do Parque fecha e apenas a trilha tradicional fica aberta. Mesmo assim, fomos conhecer outras pinturas rupestres da região (Trilha do Índio) com o Manoel e mais um casal trilheiro de primeira que conhecemos: Adelson e Eliana do Blog Vivendo ao Ar Livre.
Trilha do Índio
A Trilha do Índio fica em uma propriedade vizinha ao Parque e tem cerca de 4 km de extensão. As pinturas rupestres, segundo o guia, são maiores, mais conservadas e mais bonitas que aquelas encontradas dentro do Parque do Guartelá. A trilha é de fácil acesso e a vista do Cânion Guartelá é garantida.
Cânion Guartelá, Trilha do Índio |
Pinturas Rupestres no teto da toca, Trilha do Índio |
Formação rochosa ‘Peru’, Trilha do Índio |
Gato na entrada da propriedade para a Trilha do Índio, |
Parque Estadual do Guartelá
Depois fomos conhecer a trilha tradicional do Parque Estadual do Guartelá, que passa pelos ‘Panelões’, ‘Mirante’ e ‘Cachoeira’. Chegando-se ao Parque é necessário assistir um vídeo informativo de alguns minutos. A entrada é franca e a sede possui estacionamento e banheiros. Depois descemos cerca de 1,5 km até o início da trilha. Avistamos os ‘Panelões’ que tem profundidade de 1,5 m e pode-se banhar dentro deles (único local no Parque aberto para banho).
Trilha Tradicional |
Panelões na Trilha Tradicional |
Fomos até o ‘Mirante’ e a vista do cânion é linda com o rio Iapó ao fundo.
Mirante |
Seguimos pela trilha da Cachoeira que tem uma das cenas mais bonitas do Parque: a ponte natural de pedra. Apesar de ser proibido chegar até a ponte (com placas indicativas e avisos verbais na entrada do Parque), dois casais estavam se arriscando sobre ela e a monitora local fez seu papel retirando-os de lá.
Ponte de Pedra do Parque Estadual do Guartelá |
Fenda do Nick
Voltamos para a agência Itaimbé do Guartelá e depois de lanchar fomos até a divisa das propriedades Slaviero e Salto da Cotia, conhecer um local surreal: a Fenda!
A Fenda foi descoberta por moradores locais e não é muito divulgada. Para conhecê-la é necessário guia. Acreditam-se que originou-se de movimentos tectônicos pequenos e por isso a distância entre os paredões é de no máximo 1,5 m. A altura dos paredões tem cerca de 30 m e sua extensão é de quase 1 km, dividida em 3 partes, onde a terceira só dá para chegar de rapel. Conhecemos a primeira e segunda parte, apenas. Sinceramente, o local parecia cena do fim ‘Avatar’.
Início da Fenda do Nick |
A pouca luminosidade infelizmente prejudicou as fotos. Com as chuvas da noite anterior, havia muita água e como o fundo é de areia e poucas pessoas passam por lá, estava um verdadeiro atoleiro… Muita diversão para os participantes!
Muita água e aventura |
Salto da Cotia
Depois conhecemos o Salto da Cotia, uma linda cachoeira em uma das propriedades limites da Fenda. No final da trade ainda avistamos um lindo pôr do Sol…
Salto da Cotia |
Pôr do Sol |
Voltamos a cidade de Tibagi, jantamos novamente no Restaurante Cia do Sabor e fomos descansar.
Veja por onde andamos em Tibagi e Ponta Grossa:
Buraco do Padre (Parque Nacional dos Campos Gerais)
Cânion Guartelá, Fazenda São Damásio, Tibagi
Chegando em Tibagi, Fazenda Sete Cachoeiras
que incrível esse lugar!!!
e pensar que sou paranaense e nunca havia ouvido falar…
muito legal
abraços
claudio klein
Verdade Claudio!
O Brasil é lindo e muitas vezes pertinho de casa…
Obrigada pelo carinho!
[]'s
Carla
é possivel acampar por essa região?
e para chegar a pé tranquilamente nos locais são qts km?
Olá Cris!
Sim é possível acampar por lá. Tem o Recanto Ecológico da Dora, bem pertinho das atrações principais do local. Veja mais informações aqui http://fuiacampar.com.br/recanto-ecologico-da-dora/
Boa tarde. Parabéns pelo site. Fotos lindas. Passei agora um e-mail com pedido de imagem em alta.
Obrigada,
Camilla
Ok. Obrigada Camila
Bem legal. Lembra a região do Buraco do Padre,mas lá elas são mais estreitas.
Sim Mauricio, o Buraco do Padre nós fomos também e é tão lindo quanto a Fenda do Nick. Obrigada pelo carinho!
olá, esse lugar é lindo.
eu to pensando em dar uma passada por lá em março, vc recomenda?
é um bom mês para fazer essas trilhas por lá?
é possível chegar de onibus?
agradeço.
Olá Leandro!
Acredito que a visita a Fenda do Nick fique aberta o ano todo.
Temos receio em fazer trilhas em pleno verão, por causa das trombas d'água e a alta incidência de raios. Mas em março o tempo está mais seco.
Sim, de Curitiba tem ônibus que chega em Tibagi, mas da rodoviária de Tibagi até o Parque ou até a Fenda é necessário transporte específico, que você pode negociar com um guia local.
Espero ter ajudado.
Abraços
Ola vc poderia me indicar um guia para ir a fenda do nick…fiquei encantada…conheco o guartela mas nao tinha ouvido falar da fenda.
Oi Luiza!
Linda a Fenda não é?
Também conhecia o Canion Guartela desde pequena e nunca tinha ouvido falar desse espetáculo da natureza!
Bom, fomos com o pessoal da http://trilhasguartela.com.br/ são ótimos…
Espero ter ajudado!
Volte sempre!
Bjs
olá, muito legal o Blog de voces, tambem sou fã de trilhas e aventuras, gostaria de dar uma sugestao para os posts, Coloquem o valor pago em cada passeio, almoço ou pelo menos o custo total da viagem. essa é a maior duvida e problema dos mochileiros de baixa renda como eu..
grande abraço
Oi Leandro!
Obrigada pelo comentário e elogios!
Bom, se você olhar nossos posts antigos (de 2010 e 2011) verá que colocávamos os custos, inclusive das refeições.
Acontece que o blog foi crescendo e os posts foram ficando antigos e como o blog não é nossa fonte de renda, ficava difícil atualizar os preços.
Inclusive na época alguns leitores me escreveram que foram e tal lugar e o preço não era o que eu tinha divulgado e acabaram me destratando.
Hoje, nas aba ‘Sobre o Blog’ colocamos o aviso: ‘Atente-se a data de publicação de cada post, pois estamos no ar desde 2010 e algumas informações podem estar desatualizadas. Fica praticamente impossível tentar atualizá-las frequentemente, pois o blog não é nossa fonte de renda (isso quer dizer que nós infelizmente trabalhamos em outra ocupação…).‘
Daí mudamos nosso jeito de publicar e agora colocamos o link ou nome da agência que contratamos e daí nossos leitores podem entrar em contato direto com a agência e fazer os orçamentos.
Obrigada por comentar.
Abraços
Muito legal!
Mas como encontro um guia? Pode me ajudar?
Obrigado!
Olá Bruno.
Fomos com a agência:
http://guartela.tur.br/
Vale muito a pena.
Até mais
Bom dia. Pode me dizer sobre a estrada de acesso até o parque é de terra?
Oi Sônia. Um trecho é de terra sim, mas não sei se já asfaltaram, pois já faz 3 anos que fomos. Beijo e volte sempre!
Olá!! Maravilhoso o local e muito bem descrito por vocês!
Podem me dizer quantos dias é necessário pra fazer esses passeios?
Obrigada Fernanda. É muito bom ler esse tipo de comentário! Olha, uns 4 dias na região dá para fazer tudo com calma e curtir muito o lugar que é lindo por natureza! Beijo
Olá! O terceiro lance da fenda está aberto para visitação!!! muito lindo vale a pena conhecer! O Salto da Cotia está fechado para turismo.
Obrigada pela atualização!