18 de março de 2017
Chegando a Praia de Ponta Grossa
Até que enfim o Expedição Andando por aí foi conhecer o lindo litoral do Ceará. Estava na nossa listinha, mas com o preço alto das passagens para Fortaleza, ficava difícil conhecer. Conseguimos passagens em promoção e voilá!
Decidimos começar nossa jornada no Ceará pelo litoral Leste. Lá, diferente da denominação dos litorais de outros Estados Brasileiros, o litoral se divide em Leste e a Oeste de Fortaleza, já que o litoral segue essas coordenadas.
Chegamos no dia anterior na Praia de Ponta Grossa e ficamos na Pousada Canaã. Linda vista, ótimas acomodações, refeições deliciosas e com preço bem acessível e café da manhã ótimo. Fica em uma pequena vila com poucos moradores, bem estilo Turismo de Base Comunitária, que a gente gosta.
Trilha às Dunas de Ponta Grossa
No dia anterior fizemos a trilha da Praia de Ponta Grossa até as dunas vermelhas das falésias. Linda caminhada. Muita mutuca (ou butuca), pois estávamos na época de chuvas e essas pragas estavam dominado a área. Mesmo assim, vale muito a pena ver o pôr do Sol lá de cima. Pode-se fazer sozinho ou contratar um guia local.
Praia de Ponta Grossa
No dia seguinte, enquanto esperávamos a maré baixar para fazer nosso passeio de bugue, o Elio foi fotografar aos arredores da pousada e voltou com essas lindas imagens.
Passeio de bugue para Canoa Quebrada
Contratamos um bugueiro da comunidade e fomos até Canoa Quebrada pela praia assim que a maré começou a baixar (11 horas da manhã). De lá viemos voltando pela praia já na maré bem mais baixa e nos deslumbramos com as paisagens das falésias, ora vermelhas, ora brancas, e o mar num tom de azul que eu nunca tinha visto antes.
De Canoa Quebrada voltamos a Praia de Ponta Grossa, agora parando nos pontos a serem visitados, já que a maré já estava baixa.
Garganta do Diabo
Passamos na Garganta do Diabo, uma abertura nas falésias que pode-se entrar de carro. Lá dentro pode-se subir na falésia e apreciar a linda paisagem.
Falésias de Marjolândia, Quixaba e Retirinho
Um trecho de quase 20 km de lindas falésias multicoloridas, vilas de pescadores rústicas, areias brancas e um mar incrível.
Falésias da Praia de Ponta Grossa
Depois de passar novamente pela praia de Ponta Grossa fomos mais ao leste e daí sim conhecemos as lindas e famosas falésias desse local. São impressionantes!
Praias de Redonda, Peroba, Requenguela e Gamboa
Mais alguns quilômetros a Leste, quase já com a divisa com o Rio Grande do Norte, lindas praias e vila de pescadores. Muitos barcos e crianças brincando a beira mar.
Passarela do Mangue
Já mais ao leste, chegamos na Praia de Barreirinhas, onde fica a Passarela do Mangue. O Governo Cearense construiu uma passarela de madeira que nos leva até o mangue, passando pela flora e fauna local. Tudo bem sinalizado e organizado. Pena que poucos turistas visitam o local.
Voltando para Ponta Grossa
No caminho de volta, a maré já estava enchendo e num ponto pensei que não fossemos conseguir passar, mas o bugueiro era bom e foi que foi. Como já era final do dia, pegamos um entardecer de frente, com a luz do sol direta, o que prejudicou um pouco as fotos. Mas pessoalmente estava muito bonito.
Voltamos a pousada e fomos descasar.
Tem vlog desse dia!
Expedição Andando Por Aí, foi maravilhoso conhecer este lindo litoral leste da minha terra com vocês.
Faltou o fôlego em ver tantas paisagens lindas e também agora, em ver que vocês conseguiram retratar a altura de tanta beleza.
O sol não prejudicou as fotos não, ficou lindo como era mesmo.
Eu e minha família queremos vocês de volta!!!!
Oi amiga!
O prazer foi todo nosso.
Em breve nos reencontraremos com novas aventuras, com certeza.
Beijos
Espetacular
Obrigada!
Volte sempre!
Olá, estou encantado com o encanto do trabalho de vocês lindas fotos dessas paisagens belíssima.
Nós do refúgio Canaã agradecemos a visita de vocês obrigado pelo carinho pela nossa comunidade vocês são especiais, aguardamos um retorno abraços Otoniel.
Obrigada Otoniel. Foi um prazer estar com vocês. Ainda tem mais posts do Ceará por vir, aguarde!