18 de janeiro de 2015 (Cachoeira do Pacheco)
Acordamos cedinho e depois do café da manhã no Hotel Anaconda (reservado pelo pessoal da Roraima Adventures) fomos até a aduana vanezuelana para retirar a permissão de entrada no país e pegar a máquina fotográfica, sã e salva, do Elio com o motorista que vinha de Boa Vista. Precisávamos de outra permissão pois a que tínhamos era coletiva (aquela que conseguimos ao ‘furar‘ a fila na entrada na Venezuela) e aquela foi entregue no dia anterior na saída dos outros membros do grupo. Como para fazer o Gran Sabana sai dos limites de Santa Elena (se você for só até a cidade de Santa Elena não precisa dessa permissão) precisamos pegá-la. Hoje as fotos são todas minhas (Canon PowerShot S95), pois a máquina fotográfica do Elio estava sem bateria.
Jurassic Park
Saímos da aduna e seguimos para a primeira parada: Jurassic Park, com nosso guia e amigo Luis e o motorista do carro que nos levava. O Vale do Jurassic Park é um vale onde foram filmadas cenas do primeiro filme. O lugar remete ao passado.
Vale onde foi gravado cenas iniciais do filme Jurassic Park |
Cachoeira Jaspe
Em seguida fomos a Cachoeira Jaspe. Após subir uma escadaria e andar por um pequeno trecho sob a floresta, chega-se a cachoeira, que nos encanta com suas formações rochosas em pedras vermelhas intensas (o jaspe) que só é encontrado na Venezuela e na África.
Cachoeira Jaspe |
Almoçamos em outro restaurante na Comunidade Indígena de São Francisco de Yuruani, um ótimo almoço.
Cachoeira do Pacheco
Depois fomos a Cachoeira do Pacheco, onde há duas áreas para banhar-se. A primeira é um poço com uma pequena queda d’água e a segunda uma queda maior. O carro pára no estacionamento ao lado da cachoeira, então é uma das mais frequentadas da região. Mas o segredo desse local não é essa cachoeira e sim a ‘La Piscina’ que fomos mais tarde.
Cachoeira do Pacheco, poço para banho |
Cachoeira do Pacheco, queda maior |
La Piscina
Em seguida caminhamos por cerca de 30 minutos saindo da Cachoeira do Pacheco e chegamos a La Piscina, a mais linda do dia… Com suas águas azuis com verde esmeralda, ótimo poço para banho e águas com temperatura deliciosa. O caminho que leva até ela você poderá observar os 7 tepuis da Gran Sabana, inclusive o Monte Roraima. Linda a vista ao longe desses gigantes.
La Piscina |
Monte Roraima ao fundo |
Cachoeira do Pacheco, queda grande, vista por baixo |
Igreja Mana Kru
Voltamos a Santa Elena e fomos visitar a Igreja Mana Kru uma catedral de pedras lindíssima. Pena que estava fechada e não pudemos visitar seu interior.
Igreja Mana Kru, Santa Elena, Venezuela |
Voltamos ao Hotel Anaconda e de noite fomos jantar na lanchonete Mrs Pepito com o nosso guia e amigo Luis.
Nossa que matéria legal. Acho muito lindo essas paisagens naturais da Venezuela. Fui a Jaspe em fevereiro e amei o local. Mas agora me surgiu uma dúvida. Tem que ter permissão pra ir até lá? Não pegamos quando fomos em Fevereiro. Gostaria de saber porque pretendo ir até na sexta-feira dia 5 de Junho. Desde já obrigada por dividir essas belezas com a gente!! ^^
Oi Janice.
Obrigada pela visita.
Bom, para quem vai até a cidade de Santa Elene e volta para o Brasil realmente não precisa pegar a autorização na Aduana, mas pra ir nas cachoeiras, Gran Sabana e Monte Roraima precisa sim. Se a policia parar num dos vários locais que tem fiscalização eles vão te pedir esse papel da aduana.
Espero ter ajudado…
Boa viagem.
Ola, vc poderia passar o contato do seu guia???
Sim, apena o facebook dele:
https://www.facebook.com/alberto.t.labrador?ref=ts&fref=ts
Espero ter ajudado.
Abraços
Como chegar a la piscina?
Oi Felipe.
Saindo da Cachoeira do Pacheco há uma trilha a direita subindo um morro. Dali são só alguns minutos até a La Piscina.
Espero ter ajudado.
Abraço