04 de junho de 2015 – Serra Morena
Fazer o passeio até a fazenda da cachoeira Serra Morena é fácil. Mas fazer um circuito entre os dois rios que cortam a fazenda por uma trilha usada apenas por moradores locais, não tem preço… Daí o nome: Hard!
Depois do café da manhã na pousada Pôr do Sol, o guia Rodrigo da Agência Bela Geraes nos levou de 4×4 até a sede da fazenda e de lá começamos nossa jornada, acompanhados do cachorro do guia e um cachorro da fazenda. Que delicia essas companhias!
Cachoeira Serra Morena
Descemos até a Cachoeira 1 e de lá pegamos o rio lateral e subimos até uma cachoeira lindíssima.
Cachoeira 1 |
Trilha Serra Morena Hard |
Final da subida do rio da trilha |
Depois de um descanso nessa linda cachoeira, seguimos para o topo dela, atravessamos um riacho e andamos pelo topo do morro, até encontrar o rio que faz as quedas Serra Morena. A vista lá de cima do morro é linda!
No topo do Morro |
Trilha para a Cachoeira Serra Morena 3 por cima |
A chegada na Cachoeira Serra Morena 3 por cima é linda! Ela parece pequenina e não se tem a noção da altura que estamos. Só quando a gente desce percebe a altura real. Atravessamos o rio e seguimos, agora descendo-o, até a Cachoeira Serra Morena 2.
Cachoeira Serra Morena 3 por cima |
Cachoeira Serra Morena 3 por baixo |
Descendo mais um pouco chegamos na parte de cima da Cachoeira 2. A altura é de amolecer as pernas. Tenho medo de ver alguém perto do precipício e minhas pernas ficam moles só de pensar no que pode acontecer… Mas sempre fazemos tudo com muita segurança e o guia é essencial nessa hora, pois sabe qual caminho mais seguro devemos fazer para escalar as paredes do penhasco!
Cachoeira 2 por cima |
Chegamos aos pés da Cachoeira 2 e ficamos lá desfrutando da tranquilidade do local por quase 1 hora.
Cachoeira 2 por baixo |
Voltando a sede |
Flores pelo caminho |
Voltamos a sede, pegamos o carro e voltamos a Serra do Cipó para almoçar. De noite fomos comer uma ótima pizza na Pizzaria Forneria Bertucci. Voltamos a pousada e fomos descansar.
Mapa da aventura de hoje |
Outras dicas de atrações no Parque Nacional Serra do Cipó:
Cachoeira Congonhas e Véu da Noiva
Quanta beleza em um único lugar. Que passeio bom, hein?! Cada foto linda!! O bom dessas aventuras de vocês, que acabam até transformando em trabalho (afinal dá trabalho relatar, postar etc), é que acabamos (nós que ainda não pudemos ir) vivenciando um pouquinho da "magia" desses lugares maravilhosos! Obrigado! =)
Obrigada pelo carinho, amigo!
Oi, bom dia!
Vou para a Serra do Cipó no final de abril, ficarei 4 dias inteiros. Quais passeios (podem ser nível hard e misturados) vocês consideram mais imperdíveis. Por foto, sinto que as cachoeiras são bem parecidas, não consigo definir qual rolé priorizar.
Aguardo, bjs e obrigada.
Oi Barbara!
A Serra do Cipó é linda! Voce Vai amar.
Gostamos muito de fazer a trilha para a Cachoeira do Tabuleiro por cima e por baixo (separe um dia para cada), Cachoeira Lagoa Dourada (a trilha de acesso é linda) e Cachoeira Congonhas (a trilha é pelo rio, e tem partes que parece river trek). Mas toda trilha que voce fizer por lá, não irá se arrepender, pois como disse no inicio, a região é linda. Espero ter ajudado. Beijo e volte sempre!