15 de maio de 2016
Saindo de Parnaioca
Após uma ótima noite na casa da Dona Janete, tomamos café da manhã que trouxemos e arrumamos nossas coisas para pegar a trilha de volta a Vila do Abraão. Pegamos a T16 até Dois Rios (8 km) e a T14 de Dois Rios até o Abraão (7 km).
Ah! Já ia me esquecendo… Tem vlog hoje também. Assista o vídeo da aventura de hoje. Tem o ‘canto dos bugios’ e dica das perneiras que usamos.
Já na saída de Parnaioca enfrentamos um subidão, o único até Dois Rios, pois anda-se em nivel no restante do percurso. Toda caminhada é feita dentro da Mata Atlântica, por isso todo cuidado é pouco com animais silvestres e perigosos. Mesmo sabendo que o hábito das jararacas é noturno, estávamos usando perneiras (Alpamayo). Foi nossa primeira vez com elas e gostamos muito. Vimos apenas uma cobra no percurso.
Além da cobra, vimos tatu, esquilos e ouvimos o ‘canto dos bugios’. Bugio é o maior primata da Mata Atlântica, não é carnívoro, não é agressivo, mas encontrar com ele pode assustar devido seu avantajado tamanho. Por um momento na trilha passamos bem perto do grupo de bugios que mora por ali.
Chegando em Dois Rios
Após cerca de 3:30h, caminhando bem tranquilos, chegamos em Dois Rios, uma pequena vila de pescadores que fica, como o nome sugere, entre dois rios, um a direita e outro a esquerda na orla da praia. Também é ali que fica o antigo presídio da Ilha Grande, que foi desativado em 1994.
A vila tem mais ou menos 150 moradores, 2 restaurantes/lanchonetes, uma pequena mercearia, o museu do Presídio (que está fechado por falta de pagamento dos funcionários), a capela de Nossa Senhora do Bom Despacho e o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentado CEADS da UERJ.
Ficamos por ali quase 1 hora, lanchamos e descansamos um pouco nas areias amarelas e mar verde esmeralda da praia de Dois Rios.
Depois do ‘almoço’ seguimos andando pela estrada (T14) que leva a Vila de Abraão. São mais 7 km (3 horas caminhando tranquilo) e mais uma subida a frente. Passamos pela entrada que vai a praia do Caxadaço, pelas Piscinas do Soldado e 5 metros depois da entrada das piscinas há o primeiro atalho, que vale muito a pena pegar, já que economiza 20 a 30 minutos de caminhada pela estrada. O atalho é na mata e é só subida.
Após o atalho, continuamos na estrada, subindo mais um pouco e enfim chegamos ao topo da subida. Logo após começar a descer há uma área mais aberta, com vista à Vila de Abraão, onde fica o segundo atalho até lá embaixo. mas decidimos ir por estrada para poder encontrar a entrada para a trilha do Pico do Papagaio que faríamos no dia seguinte.
Chegando na Vila do Abraão
Chegamos em Abraão no final da tarde, fizemos check in novamente na Pousada Armação dos Anjos e fomos jantar em um restaurante no centrinho, onde comemos uma deliciosa lasanha, muito bem servida e gostosa.
Voltamos a pousada e fomos descansar…
Veja nossa jornada completa na Ilha Grande:
Dia 1 – Vila do Abraão a Lopes Mendes
Dia 2 – Praia do Cachadaço e Parnaioca
Dia 3 – Parnaioca à Vila do Abraão a pé (esse post)
Bom dia!
Quero fazer essa trilha como faço para adquirir mais informações?
Att,Pamela
Olá Pamela.
Essa trilha é bem divulgada na internet e não há uma agência guie a pé.
Por isso, para fazê-la, você terá que coletar dicas pela net e encará-la no estilo autoguiada.
Ela é tranquila e fácil de fazer, mas caminhamos o dia todo.
Se precisar de alguma dica é só perguntar.
Obrigada pela visita e volte sempre!
Carla
Olá tudo bem?
Assisti os vídeos de vcs.Amei!
Estou indo pra ilha grande sozinha,sou nova em trilhas mas estou disposta a fazer lá.
Sabe que informar se é de boa as trilhas pra ir sozinha e se experiência?
Parabéns pelo blog e dicas!
Oi Luana!
Obrigada pelos elogios ao blog! Fico feliz em poder ajudar!
Bom, as trilhas são bem tranquilas, bem sinalizadas, bem marcadas. A única que eu acho que seria mais difícil para um principiante fazer sozinho seria a do Pico do Papagaio, pois além de ser mais puxada, é um pouco confusa na parte do topo.
Espero ter ajudado!
Volte sempre!
Beijos