10 de dezembro de 2014
Circuito das Cachoeiras
E para fechar com chave de ouro nossas aventuras nesse maravilhoso ano de 2014, fizemos o Circuito das Cachoeiras dentro do Parque Nacional Chapada dos Guimarães (conheça nosso projeto). Depois do café da manhã e do check out da Pousada Bom Jardim, fomos a agência Chapada Explorer e de lá seguimos de carro com o ótimo guia Lázaro até a mesma entrada para a trilha do Morro São Jerônimo que fizemos no dia anterior.
Passamos pelas Cachoeiras 7 de setembro, do Pulo, Degrau, Prainha e Andorinhas, todas com opção de banho.
Trilha para a Cachoeira 7 de setembro |
Cachoeira 7 de setembro, Chapada dos Guimarães |
Trilha para o Cachoeira do Pulo |
Cachoeira do Pulo |
Cachoeira Degrau |
Cachoeira Prainha |
Trilha para Cachoeira Andorinhas |
Cachoeira Andorinhas
E por fim chegamos a nossa última cachoeira, Andorinhas. Seu acesso é feito por uma escadaria de madeira podre que pensei que fosse desmontar ao passar. Que medo de pôr meus 95 kg em degraus velhos e desgastados e cair ribanceira abaixo. Mas deu tudo certo! E a visão da cachoeira compensou qualquer risco pelo caminho…
Escadaria para Cachoeira Andorinhas |
Voltamos ao centro da cidade de Chapada dos Guimarães, almoçamos tapiocas e em seguida nosso transfer para Cuiabá (Sr. Roberto Galhardo) nos levou até o Aeroporto.
Impressões do destino:
O que nos impressionou (e muito) nessa aventura de 5 dias pela Chapada dos Guimarães foram os paredões incríveis da Cidade de Pedra e da vista do Morro São Jerônimo. Sem dúvidas uma das vistas mais lindas que já visitamos pelo Brasil. As trilhas são fáceis e tranquilas.
A entrada do Parque Nacional e sua estrutura deixa a desejar, quando comparado a outros PARNAs aqui do Brasil (sem infraestrutura de banheiros, portarias decentes, condições das escadarias, principalmente para a Cachoeira Andorinhas, que sinceramente pensei que fôssemos despencar lá de cima.).
Se o problema é político, eu não sei. Só sei que senti vergonha alheia em ver um parque tão abandonado, tendo tantos pontos de exploração como este. Sim, não pagamos ingresso em nenhum momento, mas confesso que preferiria pagar, nem que fosse R$ 30,00 por pessoa em cada trilha e poder usufruir de uma pequena infraestrutura. Mesmo assim, isso não denigre as imagens indiscutivelmente lindas que presenciamos nessa aventura.
Daí você me pergunta: Vale a pena conhecer? Claro! Porque a gente só preserva aquilo que conhece…
Veja por onde andamos na Chapada dos Guimarães:
Véu da Noiva e Vale do Rio Claro
Estava procurando dicas para uma trilha na Chapada dos Guimarães e achei essa excelente matéria. Parabéns!
Obrigada pelo carinho