16 de junho de 2014
Trilha Toca do Mato
Depois do café da manhã no Hotel Formigas na Figueira fomos até a agência Itaimbé do Guartelá, ao lado da entrada do Parque Estadual do Guartelá onde pegamos o guia Manoel e seguimos para a propriedade do ‘Tio Bento’, descer até o rio Iapó e andar aos pés dos paredões do Cânion Guartelá. A trilha tem aproximadamente 9 km (ida e volta) e dura o dia todo.
Pegamos uma neblina intensa no início da caminhada que se dissipou apenas próximo a hora do almoço. A trilha é linda, fácil e como havia chovido muito nos dias anteriores, haviam várias árvores caídas por causa de um vendaval na região.
Igreja na propriedade do ‘Tio Bento’ |
Entrando na mata na trilha Toca do Mato, Cânion Guartelá |
Os paredões do cânion são lindos e tem uma extensão de 2 km. Andamos na sua encosta e avistamos a linda Cachoeira do Sumidouro, onde suas águas ao caírem dos paredões, desaparecem e reaparecem quase 200 m cânion abaixo.
Paredões do Cânion Guartelá |
Cachoeira do Sumidouro, Cânion Guartelá |
Uma parte da trilha é feita sobre e sob as pedras, apresentando paisagens de uma mata exuberante, cavernas, rios intocáveis e muita tranquilidade. E ali, no meio do cânion, vivia o pai do guia Manoel, isolado do mundo a sua volta. É assustador pensar que alguém vivia ali até há 3 anos atrás e que deixou o local aos 84 anos para cuidar de sua saúde na ‘cidade’. Será que a gente conseguiria viver assim?
Antigo rancho do pai do guia |
Fomos até a margem do rio Iapó, que estava agitado e volumoso, por causa das chuvas. O retorno para a propriedade do ‘Tio Bento’ é todo subida… Agora com o tempo aberto pudemos avistar a curva do rio Iapó, os paredões do Cânion Guartelá e o verde da mata contrastando com amarelo das rochas e o céu azul.
Trilha Toca do Mato, Cânion Guartelá |
Árvore partida: estrago dos ventos dos últimos dias na região |
Rio Iapó, volume alto |
Trilha da Toca do Mato |
Jantar entre amigos
Voltamos a cidade, compramos umas comidinhas para comer com os amigos Eliana e Adelson, do blog Vivendo ao ar livre no rancho do amigo/guia Manoel. Degustamos uma ótima refeição caseira e tradicional da família de Manoel. Como o rancho fica no meio da mata, sem energia elétrica, precisamos voltar de madrugada por uma trilha noturna, banhados pela luz da Lua… E tem coisa melhor nessa vida do que ficar com pessoas do bem no meio da natureza? Se tem, eu desconheço…
Mapa da Trilha da Toca do Mato |
Veja por onde andamos em Tibagi e Ponta Grossa:
Buraco do Padre (Parque Nacional dos Campos Gerais)
Cânion Guartelá, Fazenda São Damásio, Tibagi
olá Elio e Carla!
Cada dia melhor o blog, meus sinceros parabens ao casal!
Especialmente ao Elio, que a cada dia fica mais profi na fotografia. Imagens de altissimo nível! Já to vendo um companheiro de profissão ai !!
Um abraço!
Obrigada Tom! Vindo de você esse elogio, é um orgulho pra gente! 😉
Bjs
Carla
que hermoso lugar
Carla, que trilha linda!!! E a cachoeira então…bem que vocês disseram que era maravilhosa!
Puxa, que saudade…e agora que li seu perfil (adora ficar horas caminhando sem falar com ninguém), prometo que vou ficar quietinha da próxima vez, rsrsrs
Um beijo enorme pra vocês.
Que lugar bonito, especialmente a cachoeira!
kkkkk….
Eliana!!!!! M
as conversar com pessoas legais sempre cai bem….
Lindo mesmo né Cris!
[ ] ' s e saudades de vocês duas…