23 de dezembro de 2012
Acordamos as 7:30h tomamos café na Pousada Canta Galo e saímos para o trekking para a Cachoeira da Fumaça. A pousada fica próxima a entrada da trilha. Na entrada há uma Associação de guias onde você faz seu registro e pode doar alguns reais para a manutenção da trilha. A primeira hora da trila é só subida. Subimos devagar e não cansamos. Nem senti que subimos tanto (400 m de desnível). Lá de cima a vista é linda. Para o lado direito vê-se o Morrão e para o lado esquerdo o Vale do Pati. Depois são mais 1h andando em nível sobre um plato de pedras. Muito sol e nenhuma fonte de água. Use protetor, bonés e leve água.
Trilha para a Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina |
Chegando a cachoeira observamos o nível do Rio Fumaça que estava muito baixo, praticamente seco! A cachoeira estava totalmente seca. Estamos na pior seca dos últimos anos aqui na Bahia. Mesmo sem uma gota de água, a vista é linda. O cânion e os paredões impressionam. Cuidado ao se chegar a borda das pedras, pois um deslize você despenca até lá embaixo.
Travessia do rio seco da Cachoeira da Fumaça |
Voltamos em 2 h também, pois a descida força mais nossos joelhos que não andam muito bem… Ao chegarmos paramos num barzinho, nos deliciamos com água-de-coco e cerveja e comemos um delicioso pastel de palmito de jaca.
Chegando na pousada tomamos um banho e depois saímos para jantar comida caseira da Dona Beli uma ótima refeição por R$ 10,00. Voltamos a pousada e fomos dormir!
Veja por onde mais andamos na Chapada Diamantina:
Travessia Vale do Pati: Vale do Capão à Igrejinha
Travessia Vale do Pati: Morro do Castelo
Travessia Vale do Pati: Igrejinha, Funis e Prefeitura
Travessia Vale do Pati: Prefeitura ao Sr. Joia
Travessia do Vale do Pati: Sr. Joia à Andarai e Poço Encantado
Olá amiga!
Em muitos lugares que estou lendo, a seca tomou conta mesmo…
Senti muita diferença nos atrativos comparando as duas épocas que fomos: em outubro de 96 e depois em janeiro de 2008. A quantidade de água na Cachoeira da Fumaça era bem diferente, temos fotos com o leito do rio bem cheio, já em 2008, está bem seco. É um alerta para os próximos anos, se continuar assim… uma pena…
Beijos!
Marcia
Uma pena mesmo! No meu caso peguei o leito do rio literalmente seco. Não havia uma gota sequer caindo na cachoeira. E isso que dezembro, a partir do dia 15, começaria a época das chuvas… Não pegamos nenhum dia de chuva até o dia 31 de dezembro. Uma tristeza! E pior, as queimadas estão avançando na mata… Torço para os animaizinhos se salvarem…