29 de abril de 2012
Acordamos cedinho e depois do ótimo café da manhã da Pousada Sossego do Cantinho seguimos de barco até o local de embarque para o passeio de voadeira no Rio Preguiças, até a praia de Caburé e Farol Preguiças.
A voadeira tem capacidade de 14 pessoas, todos devem colocar coletes salva-vidas e o piloto também é o guia. Fomos com o guia Jhony, prestativo e cuidadoso. Por 40 minutos descemos o Rio Preguiças. Neste trecho, nas margens do Rio Preguiças encontram-se várias espécies da flora local, com destaque aos Buritis e as Carnaúbas.
Depois nosso guia nos levou por uma passagem pelo meio do mangue onde avistamos macacos prego em seu habitat natural e o mangue vermelho. Enquanto isso as outras voadeiras passaram direto.
Saindo do mangue chega-se a primeira parada que foi na Vila de Vassouras, onde há uma comunidade de macacos pregos muito simpáticos. Vassouras fica em uma das extremidades dos Pequenos Lençóis e lá fizemos uma pequena caminhada até o topo da primeira duna para se ter uma visão dos Pequenos Lençóis. A cor laranja das dunas impressiona…
Seguimos para a vila de Caburé, onde reservamos nosso almoço no Restaurante do Paulo. O camarão grelhado é ótimo e a porção é caprichada. Do restaurante até a praia dá mais ou menos 5 minutos de caminhada e os nativos dizem que a poucos anos atrás a distância era muito maior. A praia tem águas turvas, por causa da influência dos rios da região e ainda muitos buracos, o que torna perigoso o banho de mar. Preferimos ficar na prainha as margens do Rio Preguiças.
Após o maravilhoso almoço, seguimos a Mandacaru, uma vila de pescadores onde fica o Farol Preguiças ou também conhecido de Farol de Mandacaru, com 54m de altura. Na vila há artesanatos e uma infinidade de cachaças temperadas para todos os gostos. O Farol é administrado pela Marinha e sua entrada é gratuita. Por estar dentro das dependências da Marinha não é possível ficar zanzando por lá, então há um oficial que organiza os grupos que irão subir. São vários lances de escada estreita e quando chegamos lá em cima o oficial já apitou pra gente descer… A vista é linda, pode-se avistar o mar, o Rio Preguiças e o povoado local. Mas a sensação é que ficamos mais tempo subindo e descendo as escadas que contemplando a paisagem…
Retornamos a Barreirinhas ao final da tarde. Ainda deu para tomar um banho de rio na prainha da pousada e tirar lindas fotos do pôr do sol. Jantamos na pousada e depois fomos descansar.
O que tem mais para fazer nos Lençóis Maranhenses:
Travessia dos Grandes Lençóis a pé em 4 dias:
Dia 1 – Barreirinhas ao Canto do Atins
Dia 2 – Canto do Atins a Baixa Grande
Dia 3 – Baixa Grande a Queimada dos Britos
Dia 4 – Queimada dos Britos a Santo Amaro
E mais:
Carla e Elio
Adorei as fotos!! Que legal que vocês almoçaram no Paulo!! As fotos estão lindas! Bjs, Mari
Ai que delícia de viagem!
Quero ver mais!!! 🙂
Que fofa a macaquinha com o filhotinho nas costas!
As fotos estão lindas, principalmente as das dunas.
Bjos
Oi amiga!
Não conhecemos Lençóis, deve ser maravilhoso! E como vc falou a própria Pousada em si, já era um atrativo a parte, não? E aquelas águas são transparentes assim mesmo? Lindo!
Beijos!
Marcia
Oi meninas!
Mari: O almoço no Paulo foi uma ótimo. Camarão grelhado! RECOMENDO!
Cris: Você acredita que era um macaquinho macho que estava carregando o filhote? Uma boa dica pro seu Cris pra daqui alguns meses… kkkkk
Márcia: Sim, sim, sim! As águas são transparentes mesmo. Uma delícia! Águas quentinhas… Pousada show mesmo!
Obrigada pelo carinho meninas!
Bjs
Carla
kkkkkkkk… com certeza!!
Gostei! Vou mostrar a foto pra ele e dar a dica. rsrs…
Por enquanto ele diz que tem medo de pegar criança recem-nascida no colo, mas tenho certeza que isso vai mudar depois que nascer. 🙂
bjos
Olá! Por favor, vc tem o telefone da Pousada do Paulo? eu vou no final do mês e gostaria de fazer uma reserva.
Obrigada!
Olá Rose!
Infelizmente não tenho o contato…
Obrigada pela visita.
Bjs