17 de janeiro de 2010
Palena
Acordamos cedo, tomamos café da manhã no Hostal Mas Patagonia em Palena (muito bom) e seguimos rumos a Carretera Austral, a 70 km. Quando chegamos na Vila Santa Lucia, pegamos a Ruta 7 (Carretera Austral) sentido Norte para visitar a cidade devastada pelas cinzas de um vulcão: Chaiten.
De Palena a Carretera Austral |
Ventisquero Yelcho
Na estrada para lá, passamos em frente ao Ventisquero Yelcho e resolvemos conhecê-lo. Há estacionamento para carros na entrada. Pode-se fazer uma caminhada de 1:30h para chega mais perto do Ventisquero, pagando-se PCH$2.000 por pessoa.
Lembramos que pode-se avistá-lo da estrada, mas com certeza as melhores fotos serão aquelas tiradas na trilha para o Glaciar.
Fizemos a trilha e não nos arrependemos. Infelizmente a trilha autoguiada nos leva apenas a uns 500m do glaciar e fica praticamente impossível chegar até ele, pois tem-se que atravessar um rio com correnteza forte. Para tomar wisky com o gelo do Glaciar, tem que fazer a trilha guiada por PCH$6.000 por pessoa, mas só fazem quando tem um número mínimo de pessoas… Faça a trilha com um bom par de botas próprias, pois a lama é constante.
Trilha para o Ventisquero Yelcho, Carretera Austral, Chile |
Chaiten
Depois voltamos ao carro e seguimos rumo a Chaiten. Nos últimos 30 km antes de chegar a Chaiten a estrada é asfaltada. O rípio da Carretera Austral não está aquelas coisas… Muitos buracos causados pelas chuvas e muito mal conservada… Mas vimos muito carro baixos seguindo pela estrada sem maiores problemas.
Confesso que Chaiten é uma cidade bem triste. Você chega na cidade e vê os moradores locais que insistem a ficar por lá, debaixo de toneladas de cinzas (que inundou a cidade na última erupção de maio de 2009), sem água e eletricidade. Saber que havia uma cidade linda e feliz naquele pedaço de terra com cara de cidade mal assombrada é deprimente…
As casas foram abandonadas às pressas e roupas, eletrodomésticos, mercadorias a venda nos supermercados foram todos deixados para trás, sem remorsos… Muitos nem voltaram para pegar o que restou depois da tormenta. Outros voltaram e não querem sair nunca mais. A comunidade, as escolas, bancos, hospital e prefeitura foram passados a alguns quilômetros mais a frente (Santa Bárbara), em um bairro da antiga cidade. Chaiten era a capital da Província de Palena.
Chaiten, Carretera Austral, Chile |
Confesso que chorei ao ver uma boneca no chão deixada por uma criança fugindo desesperada… Ao ver um diário contando a história de uma adolescente jogado na rua, como se a história daquela vida que o escreveu fosse um passado a ser esquecido… Ao ver rosas brotando no posto policial da cidade, dando um contraste amargo entre o que ficou das cinzas e a força da planta para renascer… Ao ver escrito na parede de uma casa “Yo amo a Chaiten… Volvere!”…
Chaiten, Carretera Austral, Chile |
Sem dúvida nenhuma a visita a esta cidade foi uma lição de vida… Bem que eu disse que queria muito vir aqui e que não me arrependeria…
Voltamos a Carretera Austral e seguimos a Termas de Amarillo na esperança de poder almoçar algo… Mas as termas não possuem infraestrutura nenhuma aos turistas, nem uma porção de papas fritas…
La Junta
Seguimos rumo a Vila Santa Lucia e como era eleição para presidente no dia, não havia lugar nenhum para comer algo… Decidimos seguir para La Junta e ocorreu a mesma situação. Nada aberto, nada para se comer, nada… E isso já eram 17 horas… E nós só com a café da manhã e algumas bolachinhas no estômago…
De La Junta a Puyuhuapi |
Puyuhuapi
Seguimos a Puyuhuapi, ficamos em uma cabana por PCH$ 13.500 por pessoa (Hostal Aonikenk). Jantamos aqui mesmo por PCH$ 5.000 por pessoa (sopa de peixe, frango, batatas, torta de chocolate, refrigerante e cerveja). Fomos dormir, pois ninguém é de ferro…
Muito legal seu blog!! Estou pegando muitas informações para minha viagem para sul, e está sendo muito útil. Parabéns!!!
Que bom, obrigada pela visita!
Qualquer dúvida estaremos por aqui.
Abraços
Parabéns pelas informações.
Estamos planejando a Carretera de moto e estou usando informações da sua página. Obrigado.
Que bom José!
Mas cuidado, fomos em 2010. Algumas coisas podem estar desatualizadas!
Um grande abraço e boa trip!